Idiomas

  Notícias
  Trabalhe Conosco
  Contato
  Mapa do site
  Portal
  Resp. Ambiental
  Ambiente Citrix
  Downloads






 

clique aqui e confira
a cotação do dólar em tempo real

 
 
  Previsão do tempo
  Notícias

PARANÁ COOPERATIVO -14/05/2010

ENCONTRO DE NÚCLEOS: Nova Produtiva, de Astorga, sedia último evento
 
Com a presença de 70 lideranças cooperativistas dos ramos agropecuário, de crédito, de saúde e de trabalho das regiões Norte e Noroeste do Paraná, aconteceu na manhã desta sexta-feira (14/05), na cidade de Astorga, o último de uma série de quatro encontros realizados nesta semana pelo Sistema Ocepar e que reuniu 337 pessoas. O evento em Astorga foi promovido pela cooperativa Nova Produtiva e aconteceu nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil. Além do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski e do superintendente, José Roberto Ricken, e do presidente da Nova Produtiva, Tácito Octaviano Barduzzi Júnior, estiveram presentes, os coordenadores do núcleos Noroeste, Áureo Zamprônio, presidente da Coagru e Norte, José Otaviano de Oliveira Ribeiro, presidente da cooperativa Cofercatu, ambos diretos do Sistema Ocepar. 

Participações - Participaram das discussões em torno das propostas que serão levadas pelo Paraná ao XIII Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) promoverá entre os dias 9 e 11 de setembro de 2010, em Brasília, representantes das seguintes cooperativas: Unimed Regional de Maringá, Cocafé, Integrada, Cocari, Corol, Coamo, Sicoob Aliança, Sicredi Noroeste PR, Credicorol, Unicampo, Confepar, Sicredi União, Coceal, Credicoamo, Coopagra, Sicredi Agroempresarial, Cocamar, Sicredi Agro Paraná.

Nova Produtiva - Ao fazer a abertura do evento, o presidente da Nova Produtiva, Tácito Júnior, desejou as boas vindas, manifestou sua satisfação em receber a reunião de núcleos cooperativos da região norte-noroeste. Tácito Júnior aproveitou para apresentar um vídeo institucional em comemoração aos 10 anos da cooperativa. Na ocasião o dirigente fez questão de ressaltar do compromisso que existe com a comunidade aonde a Nova Produtiva está inserida e dos objetivos de investir cada vez mais nas pessoas, para formar e construir um cooperativismo cada vez mais forte e atuante em sua área de atuação.

337 participações - O Presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, além de agradecer a expressiva presença de dirigentes e funcionários nas reuniões realizadas durante toda semana (Curitiba, Francisco Beltrão, Cascavel e Astorga) destacou que o Encontro de Núcleos nesta no conseguiu mobilizar 337 lideranças. Ele fez questão de citar a "rica participação dos dirigentes e representantes das cooperativas nos encontros". Agradeceu especialmente a presença das mulheres, que possuem um diferencial, pela sensibilidade e participação no cooperativismo. Comentou sobre a responsabilidade e importância do seminário preparatório ao XIII Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC) que ocorrerá de 9 a 11 de setembro de 2010, em Brasília, e acrescentou que, "independente do que acontecer a nível nacional, o cooperativismo do Estado do Paraná irá inserir as boas idéias e boas sugestões surpreendentemente agradáveis ocorridas nas reuniões, para que haja avanço do cooperativismo dentro do nosso Estado", destacou. (Com informações da Nova Produtiva)
 


MILHO: Primeiro leilão será realizado dia 25 de maio 

No dia 25 de maio, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza o primeiro leilão para apoiar a comercialização do milho safra 2009/2010. A operação será por meio de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP). Conforme o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, a partir dessa data, estão programados 12 leilões semanais em que serão ofertados um milhão de toneladas em cada um. 

Autorização - Os leilões foram autorizados, nesta quarta-feira (12/05), pela Portaria Interministerial nº 318, assinada pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega; do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi. A norma também prevê apoio a venda de arroz e feijão colhidos na safra 2009/2010. A publicação da portaria interministerial era muito aguardada pelo setor produtivo e foi um dos assuntos discutidos durante a audiência ocorrida recentemente entre o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, e o ministro da Agricultura.

PEP - Com o objetivo de garantir o preço mínimo do grão, o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) consiste na concessão de um prêmio ao agricultor interessado que, em contrapartida, encaminhe seu produto para determinada região, conforme as necessidades de abastecimento do País. (Assessoria do Mapa)
 


EXPOINGÁ: Ocepar participa de Ciclo de Palestra em Maringá 

Com o tema "Agroenergia, Perspectivas Estratégicas", o Ciclo de Palestras RPC chega a Maringá (Noroeste). O convidado desta etapa é o pesquisador da Embrapa Soja Décio Gazzoni. A programação será desenvolvida no próximo sábado (15/05), dentro da agenda técnica da 38ª Exposição Agropecuária e Industrial de Maringá (Expoingá).A iniciativa é da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) em parceria com a Organização das Cooperativas do Paraná (Sistema Ocepar) e a Federação da Agricultura do Paraná (Sistema Faep). Na edição de Maringá, somam-se à realização a Associação Maringaense de Engenheiros Agrônomos (Amea) e a Sociedade Rural de Maringá (SRM), além da Emater e da Associação de Produtores de Bionergia do Paraná (Alcopar). 

Ciclo - A RPC já levou o ciclo para Cascavel (Oeste), durante o Show Rural, em fevereiro, e para Londrina (Norte), na ExpoLon-drina, em abril. As próximas etapas ocorrem em agosto, na Agroleite, em Castro (Campos Gerais), e novembro, na ExpoPato, em Pato Branco (Sudoeste). Em julho, fora do circuito de feiras, a ciclo promove ainda um evento sobre varejo, previsto para Cascavel. O objetivo da RPC é levar informação e fomentar o debate do agronegócio. A partir de características e demandas regionais e estaduais, a intenção é estabelecer um fórum de discussão mais crítico e analítico do setor, envolvendo todos os elos da cadeia, do produtor à liderança, passando pela pesquisa, extensão e agroindústria, destaca Giovani Ferreira, do Núcleo de Agronegócio da RPC. 

Serviço - Ciclo de Palestra RPC, sábado, 15 de maio, às 9h30, no auditório da SRM, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. Após as discussões haverá uma confraternização na Casa do Criador. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. Inscrições pelo telefone (44) 3261-1700 (44) 3261-1700 ou e-mail rsvp@rpc.com.br. (Com informações da Gazeta do Povo) 


FÓRUM FINANCEIRO E DE MERCADO: Especialistas vão discutir mercado, tendências e políticas públicas 

O Sistema Ocepar promove, no dia 21 de maio, em Curitiba, o Fórum Financeiro e de Mercado 2010, com o propósito de trazer informações para orientar os profissionais das cooperativas do Paraná sobre a estruturação de suas operações. Nesse sentido, convidou Glauco Monte, da FCSTONE, para falar sobre as perspectivas de mercado para a soja e estratégias de gerenciamento de riscos em commodities agrícolas. Também estará presente Sílvio Farmese, da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, que vai tratar dos seguintes temas: perspectivas de mercado para o milho; diretrizes do Plano Agrícola e Pecuário 2010/11; novas normativas para os leilões de PEP (Prêmio de Escoamento da Produção) e programação de apoio governamental para o milho e trigo. 

Cenários - A palestra "Cenários macroeconômicos: perspectivas e proteções" será ministrada no Fórum por Juan Jensens, da Tendências Consultoria Integrada. O gerente de Desenvolvimento e Autogestão do Sescoop/PR, Gérson Lauermann, fecha a programação, abordando o cenário econômico e financeiro das cooperativas agropecuárias paranaenses e os indicadores de gestão. O evento é dirigido aos diretores, gerentes e analistas da área comercial e financeira das cooperativas do estado do Paraná.
Informações - Mais informações sobre o evento com Leandro Macioski (leandro@ocepar.org.br / 41- 3200 1128); Devair Mem (devair@ocepar.org.br / 41- 3200 1131) ou Flávio Turra (flavio@ocepar.org.br / 41 3200 1110).
 


NORMAS CONTÁBEIS: Comitê Contábil avalia impactos das regras nas sociedades cooperativas 

O Comitê Contábil Tributário da OCB esteve reunido nesta quarta e quinta-feiras (12 e 13/05), na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília, para fazer uma ampla avaliação do impacto das Normas de Contabilidade nas sociedades cooperativas, considerando a convergência ao padrão internacional (IFRS). A idéia foi discutir os CPCs (do Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e os principais pontos de dúvidas que podem impactar na aplicação das normas, bem como elaborar um documento que servirá de orientação para todas as cooperativas brasileiras. "O resultado dessa reunião foi um avanço na compreensão e uniformização de entendimentos de vários aspectos relacionados às normas, entre os quais, a forma de registro contábil dos produtos a fixar e produtos em depósito de cooperados; a contabilização dos juros sobre capital do cooperado; a aplicação da Resolução CFC nº 1.110/2007 - que publicou a NBC T 19.10 que trata da Redução ao Valor Recuperável de Ativos (Impairment), entre outros itens", destacam os representantes do Paraná para o Ramo Agropecuário, Marcos Caetano e Devair Mem. 

Alerta - Por também serem membros no grupo especial do CFC - Conselho Federal de Contabilidade, para revisão das normas de contabilidade para as sociedades cooperativas, Caetano e Devair alertam todos os contadores das cooperativas do Paraná para que observem cuidadosamente a resolução CFC nº 1.177/2009 que publicou a NBC T 19.1 - Ativo Imobilizado, bem como a resolução CFC no. 1.263/2009 que publicou a IT 10 - Interpretação sobre a Aplicação Inicial ao Ativo Imobilizado e à Propriedade para Investimento, pois é a única oportunidade que as entidades têm para atribuir um valor justo aos ativos imobilizados que estão com seus valores defasados na contabilidade. Eles ressaltam ainda que a opção pelo Custo Atribuído (deemed cost) é aplicável apenas e tão somente na adoção inicial, não sendo admitida revisão da opção em períodos subsequentes ao da adoção inicial, que deverá ser efetuada na abertura do exercício social iniciado a partir de 1º de janeiro de 2010.

Reunião - Para o final do próximo mês de julho está prevista reunião para apresentação e conclusão dos trabalhos, que continuam sendo feitos entre os membros do grupo nas suas sedes (via "on line").


CAPAL: Cooperativa se prepara para o Jubileu de Ouro 

A Capal Cooperativa Agroindustrial, localizada em Arapoti, no Norte Pioneiro, a 250 km de Curitiba, completa o seu Jubileu de Ouro em setembro próximo. Uma comissão foi organizada, com membros da comunidade e cooperativa, para sugerir, elaborar e acompanhar as festividades e fez o lançamento das comemorações em uma reunião festiva com diretores, associados, familiares, gerentes e convidados, exatamente um ano antes da data, em setembro de 2009. 

Atividades - Todos os eventos após aquela data fazem parte das comemorações, todavia, as atividades se concentram na semana de 13 a 19 de setembro de 2010, em Arapoti, com a 39ª Expoleite, o 4º Leilão Show e Leite, área estática e dinâmica com máquinas e equipamentos, inaugurações, estandes com mostra de produtos e serviços, gastronomia e shows com grandes nomes da música brasileira. A programação completa, em fase final de elaboração, será divulgada nos próximos dias. Para contatos e informações, reservas de espaços e compra de estandes, falar com Fernando no telefone 43 3512 1085 ou no endereço farmacia@capal.coop.br. (Imprensa Capal)
 


COPAGRIL: Treinamento aborda tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas 

A tecnologia de aplicação de defensivos na busca por uma agricultura desenvolvida com eficiência e responsabilidade foi o tema de um treinamento realizado durante toda esta quinta-feira (13/05) na Copagril, em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado. Em uma parceria entre a Emater e a cooperativa, com apoio da Seab-PR e Ministério do Desenvolvimento Agrário, a programação da capacitação buscou abranger preceitos para uma aplicação segura de produtos químicos na agricultura. Dando ênfase também às normas técnicas e de segurança pertinentes à prática, com benefícios à saúde do produtor, ao direito de vizinhança e ao meio ambiente. 

Programação - A programação, realizada em dois períodos, teve na parte da manhã a explanação sobre o Siagro (Sistema de Prescrição e Uso de Agrotóxicos do Estado do Paraná), feita pelo engenheiro agrônomo Adriano Riesemberger, do Defis/Seab-Curitiba. Na sequência, o engenheiro agrônomo Nelson Harger, da Emater - Apucarana, falou sobre os procedimentos para a eficiência no processo de pulverização. Na parte da tarde, os participantes se dirigiram à Estação Experimental da Copagril para a realização da parte prática da capacitação, onde o engenheiro agrônomo da Copagril, Genésio Onório Seidel, apresentou a proposta da Copagril para a aplicação em baixa vazão. 

Unioeste - A equipe da Unioeste de Marechal Cândido Rondon também teve sua participação na capacitação através de uma apresentação sobre a Sistemática do Diagnóstico de Qualidade dos Equipamentos de Pulverização. Para encerrar a tarde, os engenheiros Nelson da Emater e Genésio da Copagril realizaram uma observância sobre as normas de segurança e uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e regulagem de pulverizadores. (Imprensa Copagril) 


RAMO CRÉDITO I: Sicredi anuncia parceria de TI com a Accenture e a IBM 

O Sicredi contará com a expertise de duas das maiores referências mundiais em tecnologia da informação: a Accenture e a IBM. No dia 12 de maio, em Porto Alegre, foram assinados contratos para o outsourcing de aplicativos de TI que preveem a execução de alguns serviços de desenvolvimento e suporte de sistemas por estas empresas. 

Tendências de mercado - De acordo com Denilson Mascarenhas, diretor executivo de Tecnologia da Informação e Serviços do Sicredi, esta parceria está alinhada ao planejamento estratégico e ao plano de expansão do Sistema e segue tendências de mercado que apontam para um modelo de outsourcing dos serviços de TI por empresas especializadas em prover este tipo de solução. "Vamos partir para um outro patamar tecnológico que viabilizará o crescimento do Sicredi para os próximos anos e o desenvolvimento de novos negócios, de produtos e serviços às Cooperativas de Crédito integrantes e/ou conveniadas do Sistema", destaca. 

Equipes - Dentro deste projeto, os colaboradores da Confederação Sicredi, que atuam nos aplicativos contemplados no outsourcing, passarão a integrar as equipes da Accenture e da IBM a partir de junho deste ano, tendo acesso à utilização de metodologias consolidadas no mercado mundial e às melhores práticas de TI. 

Instalações - Em decorrência dessa parceria, a Accenture inaugurará uma sede em Porto Alegre e a IBM, que já tem sede na capital, ampliará consideravelmente suas instalações, o que aproximará ainda mais a relação com o Centro Administrativo Sicredi. Para Roger Ingold, presidente da Accenture no Brasil, "trabalhamos com o Sicredi para entender suas necessidades em tecnologia e para entregar uma solução de outsourcing de alta performance". "Com ampla atuação no setor financeiro, a IBM espera contribuir com mais agilidade e flexibilidade para o negócio, suportando os objetivos de crescimento do Sicredi", afirma Frank Koja, Diretor da Regional Sul da IBM Brasil. (Sicredi)
 


RAMO CRÉDITO: Promoção Dono da Copa Sicredi chega a 4 milhões de cupons 

A Promoção Dono da Copa Sicredi sorteou outros 26 contemplados, e contabiliza mais de 500 mil cadastros e 4 milhões de cupons gerados pelas operações com os produtos e serviços participantes da Promoção. Até o final da campanha, que se encerra em julho, a expectativa do Sicredi é de chegar à marca de 15 milhões de cupons. Os seis primeiros vencedores receberão um pacote composto de viagem turística internacional de nove dias, com acompanhante, e um automóvel Volkswagen Gol 1.0 Total Flex. Outros 20 vencedores ganharão um televisor LCD da marca Semp Toshiba, de 42 polegadas. 

Apurações - O concurso, que vai até o fim de julho, conta com mais 11 apurações, sorteando, além do prêmio especial e de TVs LCD, 30 conjuntos de home-theater, 30 motocicletas Honda Biz, seis caminhonetes Toyota Hilux e 100 kits-torcedor com câmera digital, camiseta da Seleção Brasileira, mochila e outros brindes. São mais de R$ 1,5 milhão em prêmios. Os próximos sorteios ocorrerão nas seguintes datas: 17, 24 e 31 de maio; 7, 14, 21 e 30 de junho e 5, 12, 19 e 31 de julho. Confira os 26 vencedores da quarta apuração da Promoção Dono da Copa Sicredi: 

Prêmio 1- 01 Pacote turístico internacional de 09 dias e 08 noites, com direito a um acompanhante e 01 automóvel 0 km da marca Volkswagen Novo Gol, 1.0 Total Flex, ano de fabricação 2010 e ano modelo 2010. Ganhadores: Conceição de Fátima Oliveira - PR; Delano Konzen - RS; Gerson Natalício Barbosa - MT; Mario Fregadoli - PR; Nicolau Rodrigues - PR; Jaime Corteletti - RS;
Prêmio 2 - Televisor 42 polegadas LCD Full HD, da marca Semp Toshiba. Ganhadores: Vilmar Roque Zanotto - RS; Elaine Ramos dos Reis - RS; Dilson Bortolotto Portalupi - RS; Leandro da Silva - RS; Dorival Ricci Junior - PR; Cristiane Romy Schneider - RS; Eder Ruffo - PR; Oswaldo Antonio Oriani - PR; Flavio Pagnussat - RS; Elisio Gregory - RS; Edgar Guterres Filho - RS; Roque Hammel - RS; Gibrail Pasinato - RS; Blamir Bonadiman Machado - RS; Volmar Colussi - RS; Paulo José Vilela - PR; Aguinaldo Soares Hammes - RS; Santa Ferreira da Costa - MT; Carlos Antonio Mendes da Silva - MT; Sandra Pessatto Dall Agnol - RS.
Cadastro - Para participar, o associado deve realizar o cadastro no hotsite www.donodacopasicredi.com.br ou nas unidades de atendimento do Sicredi e utilizar os produtos e serviços das cooperativas, que incluem o Poupedi Sicredi, fundos de investimento, cartões de débito e crédito, seguros, previdência, entre outros. Cada valor específico em operações financeiras realizadas por meio desses itens geram cupons para concorrer. O atrativo também existe para novos associados, que terão seus cupons contabilizados em dobro. 

Sobre o Sicredi - O Sicredi é um conjunto de cooperativas de crédito presente em 10 estados brasileiros, com mais de 1000 pontos de atendimento e 1,6 milhão de associados. Através das 128 cooperativas de crédito do Sicredi, pessoas físicas ou jurídicas podem ter acesso a produtos financeiros como conta corrente, cartão de crédito, investimentos, seguros, além de facilidades como caixas eletrônicos e serviços pela Internet. A principal diferença em relação aos bancos convencionais é que, em vez de clientes, o Sicredi tem associados. São todos donos do negócio, que crescem junto com suas cooperativas e saem ganhando sempre que usam os produtos e serviços, pois os resultados de uma cooperativa de crédito são repassados aos seus associados, proporcionalmente ao volume de suas operações. (Sicredi)
 


INFRAESTRURURA I: Cooperativas de energia elétrica discutem plano de ação 2010 

A Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop) vai realizar na segunda-feira (17/05), Assembléia Geral Ordinária (AGO) para tratar das ações realizadas em 2009 e das atividades para este ano. Na RádioCoop Entrevista desta semana foi ouvido o presidente da Infracoop, Jânio Vital Stefanello, que falou sobre os objetivos desta AGO, os desafios para o ramo e a relação com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Após a AGO, representantes da Aneel irão apresentar os Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (Prodist). Para Stefanello, a presença da agência em uma reunião da Infracoop demonstra que esta relação tem se estreitado, o que é vantajoso para os dois lados. (Informe OCB) 


INFRAESTRUTURA II: Governo e cooperativas de eletrificação rural discutem desconto na tarifa 

O governador do Paraná, Orlando Pessuti, reuniu-se na tarde desta quinta-feira (13), em Curitiba, com representantes da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Paraná (Fecoerpa). Os cooperados solicitam aos produtores associados os mesmos descontos concedidos aos produtores rurais, no que se refere à tarifação elétrica. Pessuti ouviu as reivindicações dos cooperados e disse que o governo irá buscar uma solução para a questão. "Há muitos anos atuamos em favor das cooperativas de eletrificação rural. Nós estamos aplicando descontos às cooperativas, mas existem alguns pontos de divergência. A Copel está se reunindo com as cooperativas para que possamos encontrar a solução ideal para atender as reivindicações dos produtores rurais", disse Pessuti. 

Reivindicação antiga - Segundo o presidente da Fecoerpa, Edwino Schadeck, esta é uma reivindicação antiga dos trabalhadores das cooperativas de eletrificação que atendem os municípios da área rural do Estado. "Temos cerca de 15 mil associados às cooperativas que não recebem descontos, por exemplo, na área da suinocultura. Encontramos as portas do governo abertas à nossa reivindicação", comentou. 

Presenças - Participaram da reunião o presidente da Copel, Ronald Thadeu Ravedutti, o superintendente de mercado e regulação da Copel, Antonio Spinello, o presidente da Emater, Arnaldo Bandeira; o deputado estadual Ademir Bier; os cooperados Olacio Gacomin, de Palotina; Jedson Dalla Costa e Jair Antonio Cola, de Chopinzinho; Alcino Biersdorf, de Marechal Cândido Rondon, entre demais presentes. (Agência Estadual de Notícias) 



TRIBUTOS: Sciarra defende menos tributos para produção rural 

O deputado federal Eduardo Sciarra (DEM/PR) defendeu nesta semana o fim da cobrança do Adicional de Frete para a Renovação da Marinha Mercante (ARFMM) sobre o transporte de cargas de agrotóxicos, fertilizantes e suas respectivas matérias-primas. Para o democrata, o tributo eleva os custos de produção do setor agrícola brasileiro, que já encontra diversos entraves para seus ganhos, como a questão da logística para o escoamento da produção."Estamos em vias de colher outra safra recorde, mas o lucro os ganhos dos produtores rurais continua sendo escasso", diz. 

Audiência pública - Na semana passada, uma audiência pública foi promovida no Senado Federal para discutir este assunto. A isenção do ARFMM nos insumos agrícolas está contemplada em dois projetos daquela casa legislativa. Nesta ocasião constatou-se que o custo do embarque de soja no Brasil, levando-se em conta o frete e todos os tributos que incidem sobre as operações portuárias, é de U$ 84,00 por tonelada, enquanto nos EUA este custo é U$ 21,00 por tonelada e na Argentina U$ 23,00. "Não é possível que um país essencialmente agrícola como o Brasil pense em crescer sem melhorar os custos da produção e sem proporcionar condições de ganhos dignos para a agricultura", observou Sciarra. (Assessoria de Imprensa)
 


AGROSAFRA: Safra de grãos em finalização na AL, plantio está acelerado nos EUA 

Nos último mês as cotações da soja, milho e trigo variaram cerca de -1,0%, +2,0% e -2,0% respectivamente, em relação ao mês anterior. Os acontecimentos do momento são a finalização da safra de verão na América do Sul e aceleração do plantio da safra 2010/11 nos Estados Unidos para o milho, soja e algodão, em que até dia 10/05 tinham sido plantados 81% do milho e 30% da soja, segundo o Usda, com alguns problemas pontuais de enchentes nos principais estados produtores, de acordo com informações do jornal Gazeta do Povo desta sexta-feira (14/05) nos dois principais estados produtores Iowa e Illionis choveu mais de 200 mm nos últimos dias quando o normal seria apenas 25 mm. 

Cenário nacional - No cenário nacional, a questão do momento é em relação ao tamanho da produção de milho safrinha no Mato Grosso que, devido aos problemas de estiagem, pode ser um pouco menor que as previsões oficiais. O principal acontecimento foi em relação a tão esperada publicação da Portaria Interministerial nº 318 dos Ministérios da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento - MF/MAPA/MP em 11 de maio que trata dos leilões de PEP para o milho, feijão e arroz. Provavelmente na próxima semana a Conab - www.conab.gov.br, divulgará especificamente os avisos dos leilões para o milho. 

Soja - No último pregão, realizado na Bolsa de Chicago nesta quinta-feira (13/05), o preço médio da soja manteve-se estável com leve recuo na média dos contratos de cerca de - 0,17 US$/saca de 60 kg. 

Paraná - Os preços médios recebidos pelos produtores paranaenses nesta quinta-feira (13/05), levantados pela Seab/Deral, para a soja foram de R$ 31,72/saca de 60 kg, de R$ 13,87/saca de 60 kg para o milho e de 23,55/saca de 60 kg para o trigo. Estes preços pagos aos produtores mantiveram-se estáveis nos últimos 20 dias.
 


SAFRA 2010/11: Inundações forçam replantio nos EUA
 
O clima frio e úmido vai obrigar produtores norte-americanos a replantar parte de suas lavouras de soja, milho e trigo. Caso seja realmente preciso refazer os trabalhos de campo, parte dos produtores que tiveram lavouras de milho perdidas podem optar pela soja. Isso porque a janela de plantio ideal do cereal se encerra nesta semana nos EUA. Se confirmada, a migração de parte da área de milho para soja será positiva para os preços do cereal, que pode ter sua oferta reduzida no maior produtor e exportador mundial, beneficiando assim produtores brasileiros. Por outro lado, a mudança terá impacto negativo nas cotações da oleaginosa, já que implicaria em uma safra maior que a prevista atualmente. 

Embaixo d'água - Depois de um início de temporada quase perfeito, com temperaturas amenas e chuvas na medida certa, o mau tempo das últimas duas semanas deixou lavouras recém plantadas embaixo d'água no Sudeste dos Estados Unidos e reduziu o ritmo dos trabalhos de campo no Meio-Oeste, o coração do cinturão de produção de grãos do país. A desaceleração preocupa os produtores, mas ainda não chega a impactar as cotações dos grãos na Bolsa de Chicago. O plantio da safra 2010/11 começou em ritmo acelerado nos EUA e, apesar das recentes complicações, permanece acima da média histórica no país. 

USDA - Em relatório divulgado no início da semana, o USDA, Departamento de Agricultura norte-americano, informou que 81% do milho e 30% da soja haviam sido semeados. Os índices normais para esta época do ano são de 62% e 19%, respectivamente.
Situação preocupante - Por enquanto, a situação é mais preocupante no Sudeste do país, onde a produção de grãos é pouco representativa. Os estados do Tennessee, Kentucky, Mississippi e Arkansas registraram nas últimas duas semanas chuva até 600% acima da média histórica e temperaturas 2°C abaixo do normal, conforme a Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA). Em Kentucky, produtores estimam que entre 8% e 12% das lavouras de milho terão de ser replantadas. 

Meio Oeste - Nesta semana, o mau tempo que atingiu o Sudeste norte-americano no início do mês chegou também ao Meio-Oeste dos EUA, região que concentra a maior parte da produção de soja e de milho do país. Nos últimos sete dias, os termômetros acusaram temperaturas até 4°C abaixo da média e as chuvas acumularam volumes até 400% acima da normalidade. Na divisa entre os estados de Iowa e Illinois, os dois maiores produtores de grãos dos EUA, chegou a chover mais de 200 mm, quando o normal seria apenas 25 mm. 

Produtor - "A maior parte do milho que plantei já emergiu, mas as plantas que não foram danificadas pelas geadas estão debaixo d'água. Tentei replantar, na semana passada, parte dos meus 120 hectares cultivados com o cereal, mas o trator quase atolou no solo encharcado. Por causa do clima frio e úmido ainda não consegui começar o plantio da soja", relata um produtor da região Norte de Illinois. 

Meio Oeste - Relatos como esse são comuns em todo o Meio-Oeste. No geral, produtores afirmam estar esperando uma trégua nas precipitações para avaliar a necessidade de replantio. De acordo com um estudo da Universidade de Iowa, lavouras semeadas após esse período tendem a apresentar produtividade 4% a 6% abaixo da média.(Gazeta do Povo)
 


GRÃOS: Governo deve intervir para segurar os preços do milho
 
Nos primeiros quatro meses deste ano, o Brasil exportou menos de 2 milhões de toneladas de milho, muito abaixo dos 7 milhões a 10 milhões de toneladas que analistas e o próprio governo consideram ser necessário embarcar ao exterior este ano para evitar que os preços internos do grão afundem numa temporada de safrinha recorde. Real valorizado em relação ao dólar, que deixa o milho brasileiro caro no exterior na comparação com outros produtores, e concorrência forte da Argentina, que voltou ao mercado depois de um ano de quebra na safra, explicam as exportações ainda aquém do esperado, segundo analistas. No mesmo período de 2009, as vendas externas do Brasil somaram 2,927 milhões de toneladas. 

Apoio oficial - Como no ano passado, só o apoio oficial deve viabilizar os embarques, por isso, nesta semana, o governo já publicou portaria prevendo recursos para estimular o escoamento do milho. O Ministério da Agricultura não comentou ontem quais serão os instrumentos utilizados para apoiar a comercialização, mas no fim de março, a Secretária de Política Agrícola da pasta já indicava que poderiam ser destinados R$ 800 milhões para apoiar o milho com ferramentas como leilões de prêmio de escoamento da produção (PEP) e de prêmio equalizador pago ao produtor (Pepro). O primeiro funciona como um subsídio ao frete nas regiões de logística mais difícil, como o Mato Grosso, e o Pepro, como um subsídio ao produtor. O governo deve fazer leilões semanais - cada um com ofertas de 1 milhão de toneladas (metade proveniente do Mato Grosso) - para retirar 15 milhões de toneladas do mercado. 

Preocupação maior - Não à toa o Mato Grosso é a maior preocupação do governo. Lá estão os preços mais baixos do milho no país - em Sorriso, a saca sai a R$ 7,00, segundo o Insitituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O Estado é também o grande responsável pela safrinha recorde no ciclo 2009/10, já que elevou sua área de plantio na segunda safra em 19,4%, para 2 milhões de hectares, conforme o Imea. 

Estiagem - A estiagem nas lavouras mato-grossenses até derrubou a estimativa de produtividade, e a produção deve ficar em 8,738 milhões de toneladas no Estado, segundo a previsão mais recente do instituto. O número é 8,6% menor que a estimativa anterior, mas ainda supera em 2,7% a produção na safrinha de 2008/09. "A produção em Mato Grosso pode ser um pouco menor, mas não deve ir a 8 milhões de toneladas. Além disso, as safrinhas do Paraná e de São Paulo estão perfeitas", observa Paulo Molinari, analista da Safras&Mercado. "Se não tivesse ocorrido estiagem no Mato Grosso, a produção ficaria entre 10 milhões e 11 milhões de toneladas", acrescenta. Maria Amélia Tirloni, analista de grãos do Imea, reconhece que, mesmo com quebra a safrinha do Mato Grosso "é uma safra muito grande". 

Estimativa - Segundo a última estimativa da Safras, a safrinha em todo o país deve alcançar 21,1 milhões de toneladas. A previsão da Conab é inferior, de 20,2 milhões de toneladas, mas ainda recorde. Diante desses números, Molinari estima que seja necessário vender 7 milhões a 8 milhões de toneladas no exterior. Para Rafael Ribeiro, da Scot Consultoria, o número é um pouco maior, entre 8 milhões e 9 milhões de toneladas. Considerando a produção de milho na safra e na safrinha mais o estoque final, Ribeiro prevê um excedente de milho de 14 milhões de toneladas no país. 

Ponto comum - Num ponto os dois analistas concordam: sem ajuda do governo, os preços devem recuar. Só não caíram mais até agora porque parte dos produtores está sem pressa de vender, principalmente em Mato Grosso, aguardando as medidas do governo para apoiar a comercialização, diz Molinari. "A única coisa que pode fazer [o mercado] rodar é o PEP. Só assim para o mercado não entra em parafuso", comenta. 

Preço - Hoje, o preço do milho para exportação está em R$ 18,00 no porto de Paranaguá enquanto vendedores pedem R$ 17,00 no interior do Paraná, segundo a Safras A conta não fecha porque o frete entre a região oeste e o porto está na casa de R$ 4,00. O milho brasileiro também é mais caro que os concorrentes. Enquanto em Paranaguá, a tonelada sai por US$ 175, no Golfo do México (referência para o milho americano), a tonelada está US$ 10 abaixo disso, segundo a Safras. (Valor Econômico) 


CARNES: Número de fornecedores brasileiros para Rússia deve aumentar em 2010 

O número de empresas brasileiras fornecedoras de carne para a Rússia deverá aumentar, neste ano, de acordo com o chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Serguei Dankvert. Além disso, o Serviço Veterinário Oficial brasileiro deverá transmitir garantias adicionais de segurança dos alimentos como rigoroso controle de resíduos, já que a legislação russa difere da brasileira e dos limites aceitos internacionalmente. O comunicado foi feito ao secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, durante missão ao país, encerrada nessa quarta-feira (12/05). O encontro durou cinco dias. 

Avaliação - Uma delegação russa visitou o Brasil, no período de 11 a 23 de abril, e avaliou 29 estabelecimentos, entre frigoríficos e processadores de carnes de bovinos, suínos e de aves, que exportam para o mercado russo. "Relatório preliminar com os resultados dessa inspeção foi apresentado e discutido com as autoridades daquele país e as conclusões finais serão enviadas à secretaria nos próximos dias", enfatiza Kroetz. Segundo o secretário, algumas não conformidades apontadas no relatório deverão ser sanadas, com o objetivo de consolidar cada vez mais esse importante mercado, ao fortalecer a certificação do produto brasileiro frente à legislação russa. 

Exportações - No primeiro quadrimestre deste ano, o Brasil exportou US$ 1,3 bilhão para a Rússia, contra US$ 777,9 milhões, no mesmo período do ano passado. O resultado representa crescimento de 68,4%. Entre os produtos de origem animal mais vendidos para aquele mercado destacam-se as carnes bovina (US$ 295 milhões), suína (US$ 220,9 milhões) e de frango (US$ 49,8 milhões). (Mapa)
 


INSUMOS: Procedimentos para importação estão em consulta pública 

Os procedimentos para a importação de insumos pecuários estão em consulta pública, a partir desta quinta-feira (13/05), pelo prazo de 30 dias. O objetivo da norma, publicada no Diário Oficial da União (DOU), é garantir a segurança e a rastreabilidade dos produtos importados e comercializados no País destinados à alimentação animal e ao uso veterinário. Trata-se de uma atualização das regras para esses produtos. A proposta de Instrução Normativa traz os procedimentos relacionados à importação dos produtos em função da finalidade de uso como comércio, pesquisa, uso pelo criador e risco sanitário que cada produto pode oferecer. 

Simplificação das regras - "Os novos procedimentos visam simplificar e harmonizar as regras, dando agilidade às operações de comércio internacional sem, contudo, deixar de desempenhar o papel do estado, no que tange salvaguardar a saúde e o bem-estar dos animais, bem como assegurar a qualidade e a inocuidade dos produtos importados e a segurança alimentar", explica a diretora do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários da Secretaria de Defesa Agropecuária, Maria Angélica Ribeiro. 

Dados - No termo de importação o profissional deverá informar dados como nome do produto, origem, procedência, número do registro/licença ou informar a identificação do cadastro, no caso daqueles dispensados de registro. Quando se tratar de produtos que contêm Organismo Geneticamente Modificado (OGM) ou seus derivados deverá conter o nome comum e científico e, quando disponível, o comercial. Além disso, é necessário identificar o evento de transformação genética do OGM. 

Critérios - Para a liberação de mercadorias para importação é necessária apresentação de documentações legais, como certificados sanitário de origem e de livre venda. As sugestões deverão ser encaminhadas para o e-mail dfip@agricultura.gov.br ou para o endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários, Anexo A, sala 443, CEP: 70.043-900. (Mapa)
 


TURISMO: Leis de incentivo ao turismo são sancionadas no Paraná 

Leis de incentivo ao turismo no Paraná foram sancionadas pelo governo do Estado nesta quinta-feira (13/05). A Lei 16.495 institui o Selo de Qualidade Turismo, que será concedido a empresas que se dediquem à atividade turística no Paraná. As leis 16.493 e 16.485 instituem o Dia Estadual do Vinho e o Dia do Ecumenismo, respectivamente. Também foram sancionadas as leis 16.490 e 16.454 que inserem no Calendário Turístico Oficial do Estado do Paraná a Festa do Padroeiro São Sebastião, nos município de Wenceslau Braz e Quatro Barras. "O turismo é uma ferramenta importante para o desenvolvimento econômico e social. As leis sancionadas qualificam o Paraná para receber mais recursos para a área do turismo. Turismo é uma construção eterna, fundamental para o resgate social e geração de empregos", destacou o secretário de estado do Turismo, Herculano Lisboa. 

Selo - O Selo de Qualidade Turismo será concedido a agências de turismo, transportadoras turísticas, parques temáticos, restaurantes e bares, com o objetivo de promover a certificação de qualidade, firmando os empreendimentos no cenário nacional. A lei foi proposta pelo deputado estadual Reinhold Stephanes Junior. "A lei proposta tem como objetivo dar segurança e qualidade ao serviço que o turista vai receber. A lei vai valorizar os trabalhadores da área turística e oferecer um serviço de confiança para quem vem visitar o Estado", explicou Stephanes Junior. 

Proposições - As leis aprovadas pela Assembleia Legislativa e sancionadas pelo governo que inserem a Festa do Padroeiro São Sebastião no Calendário Turístico Oficial do Paraná foram propostas pelo deputado estadual Ney Leprevost. A festa do município de Quatro Barras será realizada anualmente no dia 20 de janeiro e no município de Wenceslau Braz, entre 11 e 20 do mês de janeiro. Leprevost destacou que as festas religiosas são uma oportunidade dos municípios divulgarem o potencial turístico da região, além de movimentar a economia. "Temos um grande potencial turístico ao redor de Curitiba. A idéia é que as pessoas que vêm conhecer a Capital conheçam também as belezas naturais que temos ao redor da cidade", explicou. 

Turistas - "Nosso Estado recebe centenas de turistas todos os anos. Incluir festas de cunho religioso no calendário do nosso turismo é incentivar o mercado. Para termos uma idéia da importância destas leis, o Santuário de Santa Rita, no município de Lunardeli, recebe anualmente mais de 300 mil turistas. Toda a economia da cidade é baseada no turismo", disse o secretário Herculano Lisboa. 

Vinho - A Lei 16.493, proposta pelo deputado estadual Elton Welter, institui o Dia Estadual do Vinho, a ser comemorado no primeiro domingo do mês de junho de cada ano. A data será incluída no calendário de eventos do Paraná. O Dia do Ecumenismo, lei proposta pelo deputado estadual Luiz Accorsi, será celebrado no dia 21 de outubro em todo o Paraná. (AEN)
 


FRUIT E TECH: Feira Internacional acontece de 27 a 29 de setembro, em São Paulo 

Com braços estendidos em todas as direções do País, a FRUIT & TECH - Feira Internacional de Frutas, Legumes e Derivados, Tecnologia e Logística quer atrair para sua segunda edição, de 27 a 29 de setembro, expositores de diferentes origens, de Norte a Sul do Pais e, principalmente, da região rural de São Paulo. O Expo Center Norte-SP será o ponto de encontro de produtores, compradores, fornecedores, importadores e exportadores que compõem a cadeia de frutas. 

Estados - Já tendo participado no ano passado, a Intermelon retorna, mantendo o Rio Grande do Norte presente no evento. Minas Gerais também já está representada, com a confirmação da Agrobeloni, de Patrocínio. A Prodol - Máquinas Frutícolas, de Lages, estréia na Fruit & Tech destacando Santa Catarina entre os expositores. O Interior de São Paulo vem à feira com força, já tendo confirmadas as empresas Aruá, de Matão; Eurofins, de Indaiatuba; Fruteza, de Dracena; e Itacitrus, de Itajobi; além da Stepac, da capital paulista. 

Rodadas de negócios - Durante o evento serão realizadas Rodadas de Negócios com compradores nacionais e internacionais, Seminário Internacional com especialistas do setor e participação de imprensa nacional e estrangeira, com o intuito de promover em um só local exposição de produtos, geração de negócios e troca de informações. Mais informações para reserva de espaços e estandes pelo tel. (11) 2226-3100. Visite o site www.fruitelog.com.br . (Assessoria de Imprensa)
 





 

   
 
   

Pessoas inteligentes valorizam os produtos benéficos ao meio ambiente.

Saiba mais sobre a preocupação da Cocamar com o meio ambiente.

Todos os direitos reservados - Cocamar 2008 - Politica de Privacidade e Segurança | Mapa do Site