Por meio de sua área técnica, a Cocamar tem promovido nos últimos anos uma série de ações visando a levar informações aos cooperados para o enfrentamento de um dos problemas mais preocupantes a respeito da cultura do milho: o ataque da cigarrinha (Dalbulus maidis).
Considerada uma das pragas mais vorazes da agricultura, a cigarrinha do milho é um inseto que se hospeda nos cartuchos e completa todo seu ciclo de vida nas lavouras do cereal. Quando contaminada, a praga dissemina doenças ? chamadas enfezamentos ? causadas por bactérias da classe Mollicutes, além da virose do raiado fino.
Em 2022, a infestação se deu de forma generalizada, em maior ou menor grau, em todas as regiões produtoras do Paraná. O enfezamento da planta é capaz de reduzir a produtividade em mais de 70% a produção de grãos nos cultivares suscetíveis.
Desde 2020, o departamento técnico desenvolve junto ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR), Embrapa, agências e cooperativas parceiras, trabalhos que visam a estudar o comportamento da praga e seus danos na cultura do milho.
São organizadas reuniões técnicas frequentes, além de ensaios de pesquisa para que os resultados cheguem da forma mais refinada possível aos cooperados. Segundo explica o gerente técnico Rodrigo Sakurada, as Unidades de Difusão de Tecnologias conduzem trabalhos em rede para levantar esses resultados.
De 2022 para cá, a Cocamar promoveu uma série de ações, como o Dia de Campo de Inverno na Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) em Floresta, região de Maringá, oportunidade em que duas especialistas da Embrapa, Dagma Silva e Simone Mendes, e também Ivan Bordin, do IDR/PR, promoveram palestras para produtores e técnicos.
Dagma Silva e Ivan Bordin participaram também, para tratar do mesmo assunto e atender aos produtores em uma estação técnica específica, do Safratec 2023, no mês de janeiro deste ano, na UDT da cooperativa em Floresta.
Rodrigo Sakurada informa ainda que os conteúdos das palestras, bem como reportagens de TV, foram disponibilizados aos produtores.
Por sua vez, a equipe técnica participou de atualizações sobre manejo de pragas, em novembro do ano passado, com o especialista Maurício Pasini; e, a respeito do manejo biológico da cigarrinha, com Orcial Bortolotto.
No mês e março deste ano, materiais informativos foram enviados a milhares de produtores cooperados que fazem parte de grupos de mensagens mantidos pela Cocamar e nas redes sociais da cooperativa, reforçando orientações sobre como proceder.
No mais, palestras e reuniões técnicas vêm sendo organizadas para levar informações aos cooperados, em unidades da cooperativa, com a presença de pesquisadores e de profissionais que representam empresas parceiras
O Paraná responde por 14,8% da produção nacional de milho na safra 2021/22. O cereal é cultivado em uma área próxima de 3 milhões de hectares, considerando-se a primeira e a segunda safras. Com grande importância econômica para o Paraná, o milho é o segundo produto vegetal com maior Valor Bruto de Produção (VBP) e com exportações que ultrapassam os US$ 183 milhões.