Um grupo de 27 cooperadas da Cocamar, que exercem função de liderança em grupos femininos mantidos pela cooperativa em municípios das regiões norte e noroeste do Paraná, participou no último dia 11 de uma programação em Ipameri, sul de Goiás.
Elas estiveram na Fazenda Palmeiras, propriedade o casal Nilton César e Sônia Bonato, para um dia de campo sobre Sustentabilidade. A iniciativa do Projeto Rural Sustentável (PRS)? Cerrado, que fez parte da comemoração do Mês da Mulher, contou com a presença de 250 produtoras de vários estados.
Os proprietários trabalham com a produção de soja, silagem, milho e genética Brahman e a Fazenda Palmeiras é uma Unidade Demonstrativa do PRS ? Cerrado ? identificada como uma propriedade modelo na aplicação de práticas produtivas sustentáveis. A agenda constou de palestras, rodas de conversa e a presença de entidades e autoridades.
De acordo com a anfitriã do evento, Sônia Bonato, ?quando a mulher passa a trabalhar na propriedade, com seu olhar e cuidado diferenciado e vendo além, ela transmite a todas as outras mulheres a segurança que ela é capaz de sair da zona de conforto, tendo iniciativa!?.
Acompanhadas pela conselheira fiscal Malu Anchieta e analista de Cooperativismo Aline Achete, as representantes da Cocamar conheceram, entre muitos outros itens, a plantação de girassol e o hotel de abelhas que a família possui na propriedade, além de debaterem sobre temas como sucessão, protagonismo feminino e gestão familiar.
?Quero agradecer imensamente por esta viagem. Foi maravilhoso aprender sobre sustentabilidade?, expressou a produtora Gislaine Chierici, de Astorga, que fez questão de registrar também ?o carinho e a dedicação de Aline Achete para com o grupo?.
?Conhecemos os desafios e as vitórias do casal Nilton César e Sônia Bonato no cerrado, e tivemos a oportunidade de manter contato, também, com produtoras de outros estados para uma troca de experiências?, comentou a conselheira fiscal Malu Anchieta.
Autoridades também participaram do dia de campo, entre as quais a deputada federal goiana, Talita Oliveira, e o assessor de agronegócio e água da embaixada de Israel, Ari Fischer.
O PRS ? Cerrado é fruto de parcerias entre governo do Reino Unido; Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Ministério da Agricultura e Pecuária; Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS); Embrapa e Rede ILPF. Seu objetivo é aumentar a renda e a produtividade da terra de pequenas e médias propriedades rurais em 4 estados do Cerrado ? Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.