Dirigentes da AJAP (Associação de Jovens Agricultores de Portugal), sediada em Lisboa, estiveram na Cocamar Cooperativa Agroindustrial na manhã de terça-feira (26/3), quando conheceram a organização, o complexo industrial e os serviços oferecidos aos cooperados. Eles foram recepcionados pelo presidente do Conselho de Administração, Luiz Lourenço, o gerente de Cooperativismo, João Sadao, e o historiador André Botelho.
Na passagem pela região, o grupo formado pelo presidente Firmino Cordeiro, o vice-presidente Henrique Silvestre Ferreira e o diretor João Mira, cumpre agenda de visitas a propriedades rurais e instituições com foco na produção de frutas e outras culturas.
De acordo com Firmino, um dos objetivos é conhecer a experiência cooperativista, em busca de informações que ajudem a promover o fortalecimento do cooperativismo em Portugal. Ele é também diretor, em seu país, da Global Coop, a Cooperativa Agrícola Transnacional.
Fundada há cerca de 40 anos, a AJAP tem procurado, segundo Firmino, fomentar a participação na atividade dos jovens agricultores, visto que a idade média do produtor português é de 65 anos e a faixa jovem representa apenas 4% do total.
O vice-presidente da AJAP, Henrique Silvestre Ferreira, é nascido em Maringá, onde o pai Antônio Silvestre Ferreira constituiu sua família, tendo vivido na cidade de 1975 a 1999, onde foi empresário nas áreas de suinocultura, produção de uvas e vinhos finos.
Aqui, Antônio se casou com dona Míriam Corrêa e ambos tiveram outros três filhos, além de Henrique: Carolina, Diogo e Amanda. Em seu regresso a Portugal, ele implementou um grande projeto voltado à produção de uvas de mesa, o que faz atualmente de sua propriedade, a Vale da Rosa, a maior produtora dessa fruta no país, reconhecida pela alta qualidade da produção, que atende o mercado interno e é exportada para vários continentes.
A ida à Cocamar teve, também, um significado especial para Henrique, cujo avô materno, Oswaldo de Moraes Correa, foi diretor da cooperativa nas décadas de 1970 e 1980 e presidente entre 1986 e 1989. No roteiro da visita, Henrique e demais representantes da AJAP foram recepcionados no Acervo Histórico Reynaldo Costa, que resgata a trajetória da organização e onde se encontram vários registros fotográficos de Oswaldo, que faleceu na década de 1990.
Na parte da tarde, os visitantes estiveram na Cocamar Máquinas, concessionária John Deere, para conhecer o Centro de Soluções Conectadas (CSC), de onde mais de 1.700 máquinas são monitoradas em tempo real, trabalhando com conectividade e dados de agricultura de precisão.
Na oportunidade, em apresentação feita pelo coordenador André Payão, eles visualizaram, como exemplo, quatro colheitadeiras em operação do cooperado Fabrício Maestrello, no município de Cruzeiro de Sul, para onde se deslocaram em seguida. Na propriedade, recebido pelo proprietário e o agrônomo Douglas Nascimento, da unidade da Cocamar em Paranacity, o grupo acompanhou de perto a colheita de soja. “Foi um dia bastante produtivo e interessante”, resumiu Henrique Silvestre Ferreira.