A passagem dos 61 anos da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, neste dia 27 de março, acontece num momento em que a organização se mobiliza para imprimir ainda mais ênfase ao desenvolvimento das regiões onde atua, nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Com cerca de 115 unidades prestando atendimento às mais de 19 mil famílias de cooperados, a cooperativa pretende fortalecer cada vez mais programas como a implantação de sistemas de irrigação, com pivôs centrais, no noroeste paranaense, onde predominam solos arenosos.
O objetivo de transformar o noroeste em um importante pólo produtivo de grãos e proteína animal, conta com o apoio do governo do estado, interessado em criar políticas públicas para facilitar o acesso dos produtores a esses sistemas e, assim, garantir mais estabilidade à produção.
A cooperativa se respalda em informações técnicas para demonstrar a viabilidade dessa região para o cultivo de grãos. Inclusive, experimentos realizados ao longo das três últimas safras de grãos na sua Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) no município de Guairaçá, próximo a Paranavaí, apresentaram uma média de produtividade de 61 sacas de soja por hectare em lavouras irrigadas – bem acima de regiões onde o grão é produzido no sequeiro, como a de Maringá, por exemplo.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, o noroeste já responde por parte da produção de soja recebida pela cooperativa, sendo que um percentual desse volume advém de propriedades onde é mantido o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), um programa que a Cocamar incentiva, com pioneirismo, desde meados da década de 1990.
"A irrigação das lavouras, garantindo aumento de produtividade, e a atenção especial à pecuária de corte, como estamos fazendo são formas de gerar riquezas para o noroeste", completa Lourenço.
Nos últimos anos, a Cocamar tem procurado também consolidar sua presença com a abertura de novas unidades nas regiões onde atua e ampliando fronteiras em 2023, com sua chegada a Mato Grosso e Goiás.