Faleceu na quinta-feira (18) e foi sepultado na sexta-feira (19), o engenheiro agrônomo Manoel Roland Filgueira Fernandes, ex-colaborador da Cocamar. Com grande conhecimento em algodão, Roland trabalhou na cooperativa de 1984 a 1998, quando se aposentou, tendo, por um período, respondido pela gerência do Departamento Técnico.
Roland, que se formou em 1960 na Escola de Agronomia da Amazônia, em Belém do Pará e fez especialização nas culturas do algodão e de soja pelo Instituto Agronômico de Campinas e pelo Instituto IAPAR. Ele trabalhou alguns anos na Associação de Crédito Agrícola em Goiania, antes de se mudar para Maringá em 1972.
Ao se associar ao Núcleo de Maringá da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Roland foi diretor técnico por várias gestões, sendo o responsável por trazer palestrantes e cursos sobre os temas que estavam em discussão no período, dificuldades que enfrentavam ou problemas nas lavouras. E como fazia na maior parte das vezes, ele mesmo pesquisava a respeito e organizava as palestras técnicas.