A Cocamar Cooperativa Agroindustrial publicou na sexta-feira (24/5) em seu site o seu Relatório de Sustentabilidade ESG Cocamar 2023, referente ao período compreendido entre 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano passado.
Ao longo de 146 páginas de um completo e detalhado conteúdo, o documento contempla as principais informações sobre o desempenho e as práticas de gestão da cooperativa nas áreas ambiental, social, econômico e de governança.
Trata-se da segunda publicação anual da Cocamar que utiliza como base as normas GRI (Global Reporting Initiative), principal referência de indicadores de sustentabilidade adotada por organizações de todo o mundo.
O Relatório segue critérios que facilitam o acompanhamento da gestão dos temas materiais no decorrer dos exercícios, permitindo a comparação entre os dados. Complementam o documento outros dois relatórios, de gestão e balanço financeiro.
A interatividade possibilita ao leitor clicar em um índice e acessar os temas apresentados, que incluem também, em seu conjunto, informações sobre a Cocamar, inovação e tecnologia, governança corporativa, ética e transparência, ambiental, social e saúde e segurança, entre outros itens.
“A Cocamar cresceu e se tornou ainda mais forte em meio a um cenário de adversidades que limitou a operação de várias empresas concorrentes”, mencionou o presidente executivo da cooperativa, Divanir Higino, no editorial de apresentação, em referência aos desafios enfrentados pela agricultura regional em 2023.
Higino destacou ainda que naquele exercício a cooperativa implementou um plano de atividades aprovado em Assembleia Geral Ordinária (AGO), ampliando sua presença nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul e chegando ao Mato Grosso e Goiás. Ao mesmo tempo, a organização deu início a um programa de investimentos para aumentar a capacidade estática de armazenagem de grãos de 2,2 para 2,5 milhões de toneladas.
“A boa aceitação da cooperativa no mercado é um incentivo para que ela intensifique os trabalhos nesse sentido”, citou o presidente, ao lembrar que em 2023, quando comemorou seus 60 anos, a Cocamar manteve a rotina de ampliar participação no mercado e receber importantes reconhecimentos em âmbito nacional que a distinguem por diferenciais como a excelência em gestão, bem como governança e sustentabilidade financeira.
Ao mesmo tempo, como participante do Pacto Global, a corporação avançou em sua agenda ESG com boas práticas que inspiram, acima de tudo, ética, respeito, inovação e desenvolvimento sustentável. “A Cocamar cumpre seu papel com excelência e retorna às mais de 19 mil famílias de cooperados, que são a razão de existir da cooperativa, os seus bons resultados”.
Acesse o Relatório de Sustentabilidade de 2023 através do link: https://www.cocamar.com.br/sobre/sustentabilidade