Preservação de nascentes, na Cocamar, tem a participação do programa Cultivar

03/06/2024

Compartilhar

Criado em 2006, o programa Cultivar é fruto de uma parceria da Cocamar Cooperativa Agroindustrial com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) nas cidades de Maringá e Rolândia, no Paraná.

Por meio dessa modalidade de trabalho protegido, cerca de 40 alunos da entidade, portadores de necessidades especiais e contratados como colaboradores da cooperativa, dedicam-se em viveiros mantidos nas duas unidades da instituição, à produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

Além de promover a inclusão dessa mão de obra no mercado de trabalho, o programa possibilita que dezenas de milhares de mudas sejam distribuídas gratuitamente todos os anos a produtores cooperados para a recomposição de áreas de preservação permanente em suas propriedades rurais.

A novidade é que, neste ano, parte das mudas estão sendo destinadas também ao programa de preservação de nascentes de água que a Cocamar vem implementando em todas as regiões onde atua.

Conforme explica a gerente de Responsabilidade Socioambiental da Cocamar, Natalia Cavalini Paganini, a cooperativa fez o mapeamento de 1.600 nascentes em propriedades de cooperados. A partir desses afloramentos do lençol freático, a água segue para os rios e vai abastecer as cidades.

“A gente que está aqui na zona urbana, tem o contato com a água apenas quando ela está saindo das torneiras, mas ela vem das nascentes que afloram no campo e esse trabalho que estamos realizando visa preservá-las. O produtor rural tem um papel fundamental para manter esse recurso natural”, afirma.

Na natureza, não raro as nascentes se encontram assoreadas e sob galhada, o que acaba dificultando a vazão. Por meio do programa conduzido pela Cocamar, esses “olhos d’água” são protegidos com uma estrutura de solo-cimento e canalização que possibilitam aumentar o volume e também para que a água saia mais limpa.

O trabalho é completado com o plantio das mudas que vêm do Cultivar, pois a a preservação das nascentes depende, também, da formação de uma pequena floresta no seu entorno.

Segundo Natália, produtores que ao longo dos anos receberam mudas do Cultivar, têm relatado que um dos benefícios observados pela reserva florestal implantada em suas propriedades, está no aumento da vazão de nascentes que já existiam e no afloramento de outras.

Em 2024, o objetivo da cooperativa é promover a recomposição de 80 nascentes.