Cocamar avança em seu Programa de Conservação de Nascentes

01/07/2024

Compartilhar

Na última semana de junho foi dada continuidade, pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial, ao seu Programa de Conservação de Nascentes, utilizando a técnica solo-cimento, em propriedades de produtores cooperados em vários municípios do estado.

A iniciativa visa a preservar esses mananciais, melhorando a qualidade da água e também a sua vazão, uma vez que, não raro, os chamados “olhos d’água” acabam, com o tempo, prejudicados por acúmulo de galhada e os efeitos da erosão. No caso de propriedades que utilizam a água para consumo de moradores e de animais, o excedente segue seu curso natural, para abastecer córregos e rios.

De acordo com a cooperativa, foram mapeadas 1.598 nascentes em todas as regiões de atuação da Cocamar e os trabalhos iniciaram pelos municípios de Atalaia, Floraí, Nova Esperança, Ourizona e São Jorge do Ivaí, no Paraná.

Até o momento, 10 nascentes foram preservadas (nove em Atalaia e uma em Nova Esperança), 11 devem receber os cuidados em breve e outras 6 vão ser visitadas para uma avaliação a respeito da possibilidade de aplicação da técnica solo-cimento.