Ações do Dia de Cooperar 2024

09/07/2024

Compartilhar

Para as atividades voltadas ao Dia de Cooperar deste ano, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial desenvolveu uma programação com várias iniciativas que iniciaram em maio e se estenderam até a última sexta-feira (5/7), quando da comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo.

Desta vez, o foco do Dia C foi fortalecer a essência cooperativista entre os colaboradores, possibilitando que tivessem contato com realidades sociais nas diferentes regiões de atuação da Cocamar.

Durante esse período, segundo dados do Instituto Cocamar, houve 56 ações envolvendo 567 voluntários, realizadas a partir de um levantamento das demandas de cada comunidade, com doação de sangue, arrecadação de alimentos, organização de eventos recreativos com crianças e idosos e práticas relacionadas ao meio ambiente.

Em Maringá, uma equipe de 18 colaboradores participou nos dias 3 e 24 de junho e 4 de julho, da Refeição da Solidariedade, ajudando a preparar a alimentação servida na instituição Casa de Apoio Entidade Ecumênica Amor ao Próximo, dedicada ao acolhimento de familiares de pacientes que estão em tratamento nos hospitais do Câncer e do Rim.

Lá, essas pessoas recebem atendimento social, café da manhã, almoço e café da tarde, sendo que os alimentos para as três ocasiões foram cedidos pela cooperativa, o que possibilitou produzir 120 refeições.

Por outro lado, um grupo com 50 funcionários participou de uma oficina em que foram produzidas 210 porções de café da tarde, na realização intitulada Bolachas e Lanche da Cooperação, direcionadas também para a Casa de Apoio Entidade Ecumênica Amor ao Próximo.

Já nos dias 5 e 19 de junho, o Asilo São Vicente de Paulo de Maringá recepcionou 20 voluntários da cooperativa, os quais proporcionaram um café da tarde aos residentes, animada por músicas antigas e roda de conversa.

Ainda nos dias 28 de maio, 11 e 25 de junho, a Oficina Artesanal de Fraldas do Instituto Cocamar movimentou 32 voluntários que produziram mil fraldas, no total, doadas para as entidades Mãos Solidárias, Conferência Santa Helena – Vicentinos, e Jesus Bom Pastor, de municípios da região.

Por fim, no dia 5 de julho, véspera do Dia C, 20 colaboradores participaram na Associação Cocamar de uma tarde recreativa com 52 crianças da Escola Municipal Ruy Avelino Alegretti, de Maringá, cuja programação começou com uma apresentação do Teatro Terapia da Alegria, abordando sustentabilidade e cooperativismo, seguida de várias atividades.

Foi servido um lanche – também preparado pelos voluntários – e cada criança levou para casa uma planta da espécie suculenta produzida pelos integrantes do programa Cultivar, mantido pela Cocamar em parceria com a Apae.