A Corretora de Seguros Cocamar informa que estão abertas as contratações do seguro agrícola para a cultura da soja, safra 2024/2025, uma ferramenta essencial na gestão de risco do produtor rural.
“A maneira mais eficaz de o produtor proteger a sua safra é contando com uma apólice de seguro”, ressalta o gerente da Corretora, André Barberá. “O clima tem se mostrado cada vez mais incerto e trabalhar sem a contratação de um seguro pode acabar custando o próprio patrimônio”, adverte.
Barberá cita como exemplo que na última safra de verão (2023/2024), por causa da incidência do fenômeno climático El Niño, a expectativa é que não iria faltar chuvas na Região Sul do país, mas não foi o que se viu. “Infelizmente tivemos perdas na casa dos 30 a 40% em várias regiões atendidas pela Cocamar e nesta safra de inverno 2024/2024, igualmente, a falta de chuvas prejudicou a produtividade do milho e do trigo”.
A orientação do gerente é que o produtor rural considere o seguro agrícola como parte do seu custo de produção, assim como faz com a semente, os fertilizantes e os defensivos. “O seguro agrícola é um aliado na mitigação dos riscos e, sem ele, o produtor amplia muito os seus riscos. Os sinistros comprometem a capacidade de pagamento e os investimentos futuros”.
Em parceira com a cooperativa Unicampo – formada por profissionais de agronomia – a Corretora de Seguros presta atendimento aos produtores nas unidades operacionais da Cocamar, atuando na venda, pós-venda e acionamento do sinistro, bem como fazendo o seu acompanhamento até a liquidação, de forma a garantir todo o suporte necessário para que os processos ocorram da forma correta.