Com o segmento de bovinos de corte e leite como carro-chefe, a indústria de rações da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, implantada em 2020 no seu parque industrial em Maringá (PR), vem ampliando mercado também no setor da piscicultura e se prepara para competir cada vez mais em vários outros.
“Ao acompanhar diretamente nas propriedades dos cooperados a produção de matérias-primas básicas como soja e milho, desde o planejamento à colheita, a Cocamar se consolidou como referência de qualidade para pecuaristas”, destaca a gerente de produção de insumos pecuários, Jéssica Peres Cremonezi.
Os produtores são atendidos por uma rede de lojas de insumos agropecuários espalhadas pelo norte e noroeste do Paraná e estados vizinhos e para conhecerem melhor o produto, eles são convidados a participar de eventos técnicos organizados pela cooperativa.
Desde 2023, uma importante vitrine utilizada para demonstrar a qualidade das rações é a prova de ganho de peso que reúne dezenas de animais de genética de elite, de diversos proprietários, promovida durante a Expoingá, a tradicional exposição comercial, agropecuária e industrial de Maringá.
Alimentado exclusivamente com ração e suplementos minerais produzidos pela cooperativa, o rebanho entrou na edição deste ano com cerca de 450 quilos e durante o confinamento de 45 dias cada animal adquiriu cerca de 100 quilos, média de 2,2 quilos/dia.
De acordo com Lucas Colabone Siqueira, gerente comercial de insumos pecuários, nos últimos anos, para dar suporte ao crescimento de sua atuação na pecuária, a cooperativa estruturou uma equipe técnica especializada e que conta atualmente com dez médicos-veterinários, os quais assistem aos pecuaristas, incluindo os que participam do programa de produção de carne precoce lançado em 2022 pela organização. Uma ração foi desenvolvida especialmente para atender a esse programa.
“As aquisições são feitas a granel ou em sacas de 40 quilos, com nutrição adequada para todas as fases do ciclo, desde bezerros a animais adultos, incluindo a bovinocultura leiteira, mantida basicamente em pequenas propriedades”, explica Colabone.
Em relação ao segmento da piscicultura, polos de produção importantes do estado, como os das regiões oeste e de Carlópolis, este último no norte pioneiro, já se destacam como clientes em potencial das rações fornecidas pela cooperativa, para os quais são fornecidos volumes à granel.
"Analisando as demandas de mercado, estão em desenvolvimento embalagens de 25kg com o objetivo de facilitar a dinâmica nas propriedades dos cooperados", afirma a especialista de pesquisa e desenvolvimento Karine Regina Alves.
A propósito, a cooperativa reestruturou a sua linha voltada para cães, com linhas econômica e especial para atender de filhotes a animais adultos, sendo que várias opções de produtos nessa área podem ser adquiridas por meio da loja online da Cocamar – www.lojacocamar.com.br.