Cocamar e Belcher divulgam convênio para o programa Imuniza Agro

03/10/2024

Compartilhar

Pessoas com idade acima de 50 anos estão, naturalmente, são mais vulneráveis a incidência de problemas de saúde, entre os quais o Herpes-Zóster (popular cobreiro) e as doenças respiratórias. Se não estiverem imunizadas, elas podem desenvolver essas doenças e colocar em risco a atividade familiar.


Programa Imuniza Agro

Neste ano em especial, em que há fortes variações de temperatura, baixa umidade e muita impureza no ar decorrente dos incêndios florestais que acontecem pelo país, o cenário se torna ainda mais preocupante para a saúde da população.

Por isso, a Cocamar é a primeira cooperativa agropecuária do país a aderir ao programa Imuniza Agro, a ser implementado em novembro junto a seus produtores cooperados, familiares e colaboradores.

Iniciativa da Belcher Farmacêutica, tendo a Cocamar como parceira, a imunização é considerada uma medida estratégica não só para a segurança e a continuidade do trabalho, mas para que a família se mantenha saudável.


Onde vacinar

Após a realização de uma ação para conscientizar o público-alvo, em outubro, a vacinação vai acontecer no mês seguinte em locais a serem definidos pela cooperativa, como o complexo industrial, em Maringá, e as unidades operacionais.

“Uma cobertura vacinal ampla e eficaz previne doenças infecciosas”, ressalta o diretor-presidente da Belcher, Emanuel Catori. Com isso, além de melhor qualidade de vida, a prevenção de doenças resulta em economia de custos com tratamentos médicos.

Como ponto de partida, a Onda 1 do programa vai compreender a vacinação destinada a dois grupos de pessoas, com idade acima de 50 e 60 anos. No primeiro, para a prevenção do Herpes-Zóster; no segundo, doenças respiratórias (vírus Sincicial).


Herpes-Zóster

As pessoas mais vulneráveis de serem acometidas de Herpes-Zóster são aquelas com mais de 50 anos e indivíduos imunocomprometidos, mesmo mais jovens, como pacientes oncológicos, que vivem com HIV, realizaram transplantes ou fazem uso de medicamentos imunossupressores.

No Brasil, estima-se que 94% da população adulta pode estar infectada com o vírus causador do herpes-zóster, o mesmo da varicela-zóster e da catapora, caracterizado por dores intensas e persistentes. A imunização requer duas doses de vacina, com intervalo de dois a seis meses entre elas.


Vírus Sincicial Respiratório (VSR)

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é um dos principais causadores de infecção respiratória, afetando brônquios e pulmões. Na maioria dos casos está associado à bronquiolite e à pneumonia, gerando sintomas como coriza, tosse, febre e dificuldade para respirar. Requer uma dose única.


Segundo Catori, no decorrer do programa vão ser acrescidos outros tipos de vacinas e faixas de idade, de acordo com o trabalho epidemiológico da Belcher e a avaliação do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).


As vacinas não são disponibilizadas pelo serviço público de saúde e devem ser adquiridas, sendo que os valores praticados pelo Imuniza Agro vão ficar abaixo das cotações do mercado.