A diretoria da Cocamar recepcionou na tarde de quarta-feira (16/10) na sede da cooperativa em Maringá (PR), o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e o especialista em marketing rural, Luiz Tejon, que à noite participaram como palestrantes do CBN Agro, evento promovido pela CBN Londrina que reuniu mais de 300 pessoas no auditório central do Parque Internacional de Exposições.
Sempre que vêm à cidade, tanto Rodrigues quanto Tejon visitam a cooperativa e, na quarta-feira, eles dialogaram com o presidente do Conselho de Administração, Luiz Lourenço, o presidente executivo Divanir Higino e o vice-presidente executivo, José Cícero Aderaldo.
Segundo o ex-ministro, o atual cenário apresenta alguns desafios para os produtores brasileiros, entre os quais as altas taxas de juros, que desestimulam os investimentos. Mas, considera que o setor é resiliente, vai superar as dificuldades do momento e continuar crescendo.
Rodrigues se diz muito otimista quanto ao futuro do agro brasileiro, salientando que o Brasil é uma referência para o mundo, sobretudo no que diz respeito à sustentabilidade. Hoje, 49% da energia do país é renovável e o setor participa com ¼ disso (no mundo, a média de energia renovável é 14%).
Em 2023, destacou, o setor respondeu por 49% das exportações brasileiras, com uma fatia da ordem de 166,6 bilhões de dólares, mais de 25% do PIB e 26,2% dos empregos. “Sempre fico muito orgulhoso quando falo do agro brasileiro e seus números precisam ser mais conhecidos da população do país”.
Para Rodrigues, os produtores precisam, cada vez mais, fortalecer o sistema cooperativista, “o único caminho para que se mantenham competitivos em seus negócios. O individualismo não leva a lugar nenhum”.
Por sua vez, Tejon frisou que, ao contrário do que algumas pessoas dizem, a imagem do agro é bastante positiva junto à população e algumas pesquisas realizadas em grandes cidades brasileiras apontam que o agricultor é um dos cinco profissionais mais admirados. “As pessoas só não entendem muito bem o conceito de agronegócio, é uma palavra não utilizada em nenhum outro país”, ao exemplificar que nos Estados Unidos e na Europa a imagem do setor é ligada a famílias rurais, o que gera muita simpatia.
Autor: Rogério Recco