Em prosseguimento ao Programa Imuniza Agro, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial promoveu na quinta-feira (28) o lançamento oficial do gesto vacinal contra o herpes-zoster (popular cobreiro) e o vírus sincicial respiratório (VSR), começando pela sua unidade de atendimento em Maringá.
A iniciativa é da Belcher Farmacêutica e a Cocamar é a primeira cooperativa agropecuária do país a aderir ao Programa, implementado junto a seus produtores cooperados, familiares e colaboradores. A vacinação é considerada uma medida estratégica para que a família se mantenha saudável, bem como para a segurança e a continuidade do trabalho.
Em outubro, foi realizada uma ação para conscientizar o público-alvo e, nos próximos dias, a vacinação vai se estender às demais unidades da cooperativa.
Mais vulneráveis
As pessoas mais vulneráveis de serem acometidas de herpes-zóster são aquelas com mais de 50 anos e indivíduos imunocomprometidos, mesmo os mais jovens, como pacientes oncológicos, com HIV, que realizaram transplantes ou fazem uso de medicamentos imunossupressores.
No Brasil, estima-se que 94% da população adulta pode estar infectada com o vírus causador do herpes-zóster, o mesmo da varicela-zóster e da catapora, caracterizado por dores intensas e persistentes. A imunização requer duas doses de vacina, com intervalo de dois a seis meses entre elas.
Infecção respiratória
Já o vírus sincicial respiratório (VSR) é um dos principais causadores de infecção respiratória, afetando brônquios e pulmões. Na maioria dos casos está associado à bronquiolite e à pneumonia, gerando sintomas como coriza, tosse, febre e dificuldade para respirar. Requer uma dose única.
“Uma cobertura vacinal ampla e eficaz previne doenças infecciosas”, ressalta o diretor-presidente da Belcher, Emanuel Catori. Com isso, além de melhor qualidade de vida, a prevenção de doenças resulta em economia de custos com tratamentos médicos.
Grupos
A chamada Onda 1 do programa compreende a vacinação destinada a dois grupos de pessoas, com idade acima de 50 e 60 anos. No primeiro, para a prevenção do herpes-zóster; no segundo, doenças respiratórias (vírus sincicial).
Segundo Catori, no decorrer do programa vão ser acrescidos outros tipos de vacinas e faixas de idade, de acordo com o trabalho epidemiológico da Belcher e a avaliação do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).
Pensando na prevenção, o cooperado Elídio Vieira Guiomar foi um dos que se dirigiram à unidade para receber a vacinação. “É importante ter a consciência de que uma doença assim, além de tudo, pode acabar prejudicando a atividade famliar”, menciona.
Serviço – As vacinas não são disponibilizadas pelo serviço público de saúde e devem ser adquiridas, sendo que os valores praticados pelo Imuniza Agro são abaixo das cotações do mercado.