Na última sexta-feira, 29/11, a Cocamar recebeu em São Paulo, durante a Conferência Nacional pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovida pelo Instituto ODS, o certificado Selo ODS Ouro.
Acreditada pela Federação Nacional das Associações, Centros e Clubes Unesco do Brasil (BFUCA Unesco), a certificação comprova o impacto positivo dos projetos e processos da cooperativa, alinhados aos ODS da Organização das Nações Unidas (ONU).
O reconhecimento foi entregue em cerimônia ocorrida na Câmara Municipal da qual participaram, entre outros, a porta-voz das ODS da ONU e Miss Brasil 2022, Mia Mamede, e o diretor do Instituto ODS, Fernando Diego Trujillo. A especialista de processos Letícia Hass e o analista de processos Bruno Simão representaram a Cocamar.
O Selo ODS é uma metodologia de avaliação para reconhecer, em nome da BFUCA Unesco, o impacto positivo gerado por iniciativas alinhadas aos 17 ODS da ONU, executadas por empresas, organizações da sociedade civil e governos.
Conforme explica Letícia, em abril de 2024 a Cocamar iniciou mais um ciclo do Selo ODS, que busca reconhecer realizações assim em todo o Brasil e contribuir para o alcance das metas estabelecidas na Agenda 2030.
Em outubro último, a cooperativa cadastrou 17 projetos e em novembro passou por uma auditoria que a habilitou à conquista do Selo Ouro.
Segundo a especialista, entre os benefícios de participar do ciclo 2024 estão o reconhecimento, a reputação e principalmente a contribuição para o desenvolvimento sustentável.