Programada para acontecer ao longo de três dias, no período de 16 a 18 de janeiro, incluindo pela primeira vez um sábado, a 35ª edição do Safratec, promovida pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial na sua Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) em Floresta, região de Maringá, apresenta uma série de novidades.
Inovações
Reconhecida como um evento altamente tecnológico e com muitas inovações, a mostra traz uma síntese dos negócios oferecidos pela cooperativa aos produtores, exposição de maquinários da concessionária Cocamar Máquinas/John Deere, estações técnicas com demonstrações práticas, apresentações do portfólio de dezenas de empresas fabricantes de produtos químicos das marcas mais importantes do mercado, palestras técnicas e espaços de convivência.
Os maquinários estarão concentrados em uma ampla área onde os visitantes poderão ver, também, a linha de fertilizantes e adjuvantes Viridian, os modernos sistemas de geração de energia solar comercializados pela Cocamar Energia, as estruturas de irrigação com pivô central fruto de parceria com a Lindsay (uma das maiores companhias do setor em todo o mundo) e um balcão de negócios com oportunidades para a aquisição de insumos e implementos em condições especiais de negociação.
Área técnica
Na área técnica, quatro estações estão sendo preparadas pela cooperativa com a participação de instituições de pesquisa e de fomento ao desenvolvimento tecnológico.
Uma delas, sobre o manejo de plantas daninhas, com a apresentação de herbicidas em lançamento e pré-emergentes; outra, o manejo de água, solos e nematóides com plantas de cobertura (resultado de parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR/PR); uma terceira estação, focada no manejo de doenças da cultura da soja, com pesquisadores do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e, a última, sobre irrigação, com especialistas da Lindsay.
Outros destaques
Tudo isso sem falar do Espaço do Cooperativismo, sempre com atrações, onde vão ser comercializados cortes de carnes precoces Cocamar, e da exposição de caminhonetes, veículos e empresas de diversos outros segmentos.
Os organizadores incluíram o sábado como uma opção a mais para que produtores e a população em geral possam conferir uma feira repleta de inovações que, pelo seu conteúdo, se posiciona entre as mais importantes do cooperativismo brasileiro. A expectativa é que mais de sete mil pessoas do Paraná e estados vizinhos passem pela UDT, das 8 às 17h, com acesso gratuito.