Mais uma certificação relevante foi obtida pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial, confirmando que suas ações e o inventário de gases de efeito estufa (GEE) atendem aos rigorosos padrões internacionais de sustentabilidade.
Na quarta-feira (4/12), durante solenidade promovida na sede do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a cooperativa, representada pela gerente de Responsabilidade Socioambiental, Natália Paganini, e a especialista em Processos, Letícia Hass, foi reconhecida com o certificado Selo Clima Paraná na categoria A – Mercado Externo.
Para se ter uma ideia, entre 132 empresas inscritas, somente 14 obtiveram a certificação nessa categoria, que apresenta o maior nível de exigências.
A realização é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), o que atende ao seu compromisso de combater as mudanças climáticas e reduzir as emissões de GEE.
O Selo Clima Paraná é o Registro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa, previsto na Política Estadual de Mudanças Climáticas, estabelecida pela Lei Estadual nº 17.133/2012 e disciplinada pela Resolução nº 40/2023, tem como objetivo reconhecer as boas práticas ESG desenvolvidas pelas organizações paranaenses, bem como acompanhar os resultados do monitoramento e medidas de mitigação de gases de efeito estufa.
O momento é de colheita de reconhecimentos. No dia 29/11, a Cocamar recebeu em São Paulo, durante a Conferência Nacional pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovida pelo Instituto ODS, outra certificação importante: o Selo ODS Ouro.
Acreditada pela Federação Nacional das Associações, Centros e Clubes Unesco do Brasil (BFUCA Unesco), a certificação comprova o impacto positivo dos projetos e processos da cooperativa, alinhados aos ODS da Organização das Nações Unidas (ONU).