Maior unidade da Cocamar é inaugurada em Água Boa (MT)

21/01/2025

Compartilhar

Com investimento de R$ 250 milhões, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial inaugurou na tarde de segunda-feira (20) em Água Boa, município situado no Alto Araguaia, ao norte do Mato Grosso, a sua maior unidade de recebimento de grãos.

A ampla estrutura, totalmente automatizada e construída em uma área de 20 hectares no quilômetro 30 da rodovia MT-240, é dotada de quatro moegas e dois tombadores, dois secadores, quatro conjuntos de pré e pós limpeza de grãos, um armazém graneleiro para 110 mil toneladas, cinco silos de 9 mil toneladas, três balanças, sistema de classificação para quatro raias com dois caladores pneumáticos, um armazém de insumos de 4 mil metros quadrados, com espaço climatizado para sementes, além de loja e área administrativa.

Para a solenidade de inauguração, ocorrida na própria unidade, foram convidados produtores do município e região, sendo o evento prestigiado por várias autoridades, entre as quais o vice-governador Otaviano Piveta, o deputado estadual Dr. Eugênio, o prefeito Mariano Kolankiewicz e o vice Ari Zandoná, entre muitas outras lideranças.

Da Cocamar, além da equipe local, gerenciada por José Claudemir Menegon, o Claudinho, participaram integrantes dos conselhos de administração e fiscal, diretoria executiva, gestores de diversas áreas da cooperativa, que tem sua sede em Maringá e, além do Paraná, opera também nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Mato Grosso, onde desde abril de 2023 mantinha uma loja para a comercialização de insumos agropecuários.

Grande potencial

Ao fazer sua saudação, o presidente do Conselho de Administração, Luiz Lourenço, lembrou que a cooperativa decidiu instalar uma unidade de recebimento e armazenamento de grãos em Água Boa após receber a visita do vice-governador Otaviano Piveta e lideranças locais, no final de 2022.

“O objetivo era garantir apoio a um grande número de produtores de pequeno porte que têm seus negócios no município e região”, citou Lourenço. Na época, dirigentes visitaram a região e constataram a existência de um grande potencial, com produtores desejosos da presença da Cocamar, sendo que vários deles têm origem no Paraná, onde já estavam acostumados com a prática cooperativista.

“Queremos prestar um atendimento ágil e de qualidade aos produtores”, ressaltou Lourenço, ao citar que a estrutura foi feita para que eles não fiquem esperando muito tempo para entregar suas safras.

Pequenos produtores

“Este é um dia de celebração para nós, da Cocamar, poder atender pequenos produtores desta região com toda a plenitude, ou seja, uma estrutura de recebimento e armazenamento de produtos, algo que possa realmente atender e dar dignidade ao produtor em Água Boa”, destacou o presidente executivo Divanir Higino, ao pontuar que “a Cocamar tem muita experiência em trabalhar com pequenos produtores. Individualmente eles são pequenos, mas, no cooperativismo, na soma de todos, se tornam grandes”.

“Trouxemos gente da região de Maringá para ajudar a unidade nesse impulso inicial, mas o nosso propósito é que toda a mão de obra seja da região”, acrescentou Higino, ao mencionar que vão ser gerados, no começo, 50 postos de trabalho. Ele afirmou ainda que a expectativa é receber 150 mil toneladas nesta safra “e torcemos para que, em breve, essa estrutura fique pequena”.

Agradecimentos

Em seu pronunciamento, o vice-governador Otaviano Piveta agradeceu a Cocamar pelo investimento em Água Boa e por acreditar no Mato Grosso, o que assegura apoio para o crescimento dos produtores e fortalece o agronegócio do estado. Por sua vez, o prefeito Mariano Kolankiewicz disse que a chegada da Cocamar representa, pela sua pujança, uma nova fase na história do município.

Exportação

A soja a ser recebida pela unidade da cooperativa será destinada à exportação, seguindo até Goiás e, por via férrea, até Santos, mas está sendo avaliada também a possibilidade de direcionar parte da produção para o mercado externo por meio do Arco Norte.

Supersafra

Geraldo Delai, presidente do Sindicato Rural de Água Boa, disse que a Cocamar chega ao município no momento em que os produtores finalizam detalhes para a colheita de uma supersafra. “Para nós é essencial a estrutura da Cocamar, até porque ela não é uma empresa comum e, sim, uma organização que pertence aos próprios produtores e tem interesse no crescimento deles”.

Agilidade e bons negócios

O cooperado Diogo Sardinha de Almeida, quer ingressou na Cocamar na safra 2023/24, disse estar feliz pela chegada da cooperativa, pela capacidade de recebimento que está colocando à disposição dos produtores. “Hoje, com o que tem em Água Boa, não se consegue colher uma soja e entregar a produção rapidamente, já chegamos a ficar parados na fila por quatro dias”.

Do lado comercial, é o segundo ano em que Almeida faz negócios com a Cocamar, tendo adquirido a totalidade dos insumos para sua safra. “A cooperativa cumpriu com tudo o que foi combinado, entregou com a qualidade e o prazo acordados, é uma empresa séria e parceira. Nossas expectativas são as melhores possíveis”, finalizou.