Desde 2023 a Cocamar Cooperativa Agroindustrial vem fazendo a compensação dos gases de efeito estufa (GEE) emitidos durante o Safratec, evento técnico que em 2025 foi promovido de 16 a 18 deste mês na Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da cooperativa em Floresta, região de Maringá, com mais de 7 mil visitantes.
O trabalho compreende a realização de outra iniciativa que visa, também, fazer a difusão de tecnologias aos produtores, o Dia de Campo de Inverno, organizado pela cooperativa no meio do ano e com duração de um dia.
De acordo com a Cocamar, a avaliação inicia bem antes dos eventos, com a preparação dos experimentos e protocolos, montagem dos estandes e demais estruturas. Toda essa movimentação acaba gerando resíduos e efluentes, além de consumir energia e combustível.
Sustentabilidade
Em atendimento ao seu compromisso com a sustentabilidade, a Cocamar elabora o inventário das emissões de GEE do Safratec e do Dia de Campo de Inverno e faz a compensação por meio do plantio de árvores.
O processo inicia com a contabilização de toda a energia consumida nas etapas de montagem, desmontagem e durante o evento. Já o público participante é inquirido na recepção sobre qual meio de transporte utilizou e a cidade de onde veio, sendo levada em conta, também, a quantidade de resíduo gerado.
A cada ano, a cooperativa introduz melhorias no processo a fim de reduzir as emissões, como o aumento na utilização de energia fotovoltaica e a implantação de uma central de triagem dos resíduos, o que permite elevar a quantidade de recicláveis e diminuir a de rejeitos.
O levantamento a respeito do Safratec em 2023 aponta que naquele ano houve a emissão de 42,1 toneladas (t) de gás carbônico ou dióxido de carbono (CO₂), compensadas com o plantio de 885 árvores.
No Safratec de 2024 as emissões chegaram a 107 t de CO₂, com o plantio de 2.247 árvores. E, neste ano, o evento foi realizado pela primeira vez com três dias de duração e os cálculos sobre o total de emissões e a quantidade de árvores a ser plantada, ainda não foram concluídos.
Por sua vez, no dia de campo de inverno de 2023 houve a emissão de 36,2 t de CO₂ e 760 árvores foram plantadas para sua compensação. Em 2024, devido a problemas climáticos, o evento não foi promovido.
Pacto Global
A Cocamar é apoiadora do Pacto Global para a Sustentabilidade da Organização das Nações Unidas (ONU).