É comum encontrar vagens de soja com cinco grãos? Na propriedade do cooperado e conselheiro César Formighieri, que fica no município de Maria Helena, próximo a Umuarama, no noroeste paranaense, foram encontradas aleatoriamente vagens com tal característica. Segundo César, isto pode ser explicado em parte, pelo investimento que ele faz na fertilidade do solo.
Consultado sobre o assunto, o pesquisador da Embrapa Soja, Rogério Borges, informou que vagens com cinco grãos não é comum. “O normal para uma cultivar de soja são três grãos por vagem, mas, graças ao melhoramento genético, há no mercado cultivares que podem apresentar em uma mesma planta de soja algumas vagens com quatro ou até cinco grãos”.
Mesmo assim, esclareceu, ainda se pode considerar que não é algo comum e prevalente. Também depende de boas condições ambientais e de fertilidade para que essas cultivares possam expressar tais características. “É algo que se busca em programas de melhoramento genético”, citou o pesquisador.
Ele observou ainda que o fato de uma cultivar apresentar algumas vagens com quatro ou cinco grãos não determina, necessariamente, que ela seja mais produtiva que as demais. “É apenas mais um componente de produtividade, mas não o único”.
Segundo Rogério, atualmente há cultivares com prevalência de dois a três grãos que são muito produtivas. E concluiu: “Geralmente essas cultivares possuem grãos mais pesados. Vale lembrar que o que se comercializa são quilos de soja e, no final das contas, o que interessa é saber quantos quilos se colhe por hectare”.
Autor: Imprensa Cocamar