Sediada em Maringá (PR) a Cocamar Cooperativa Agroindustrial está entre as primeiras organizações brasileiras a publicar, e pelo terceiro ano consecutivo, um relatório que enumera as principais ações de ESG (Ambiental, Social e Governança, na tradução literal).
Disponível através deste link: https://rs.cocamar.com.br/, o conteúdo referente ao ano de 2024 é apresentado de acordo com seus temas materiais, entre os quais relacionamento e apoio ao cooperado, inovação, tecnologia, adaptação e resiliência às mudanças climáticas, interesse pela comunidade e capital humano.
No que se refere, por exemplo, ao enfrentamento às mudanças climáticas, a Cocamar aderiu em 2024 ao Programa Brasileiro GHG Protocol, reforçando seu aprimoramento em práticas de gestão ambiental. Desenvolvido em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Ministério do Meio Ambiente, o GHG Protocol registra e publica inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa e ainda oferece acesso a padrões internacionais de qualidade na contabilização dessas emissões. A Cocamar obteve o Selo Prata, o que a fortalece como uma organização consciente e responsável que ressalta a transparência para fornecimento de dados auditáveis e fiscalizados pela sociedade.
Entre várias outras iniciativas, a Cocamar alcançou um marco significativo em 2024, ao integrar a lista das 100 Empresas Mais Inovadoras do País, no ranking elaborado pela IT Mídia, o que reflete seus esforços contínuos para promover a inovação e a sustentabilidade no setor agroindustrial. Além disso, a cooperativa foi uma das vencedoras da edição do Prêmio Empresa Inovadora 2024, promovido durante o Connect Week Summit em Curitiba, no qual se destacou em diversas dimensões, sendo que a avaliação ocorreu nas dimensões Aprendizado Organizacional, Cultura e Práticas de Inovação. Obteve, ainda, a 2ª colocação na categoria Inovação do Prêmio SomosCoop, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Os reconhecimentos de relevância foram muitos, em resumo: Selo Sesi ODS 2024, Selo ODS Ouro, Selo Mais Integridade concedido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Empresa com Melhor Gestão (premiação promovida pela Deloitte). E, além disso, a Cocamar se posicionou entre as três melhores cooperativas no ranking da Revista Globo Rural, foi eleita entre as melhores empresas para trabalhar, conforme levantamento realizado pela Great Place to Work (GPTW) e mereceu distinções das Revistas Amanhã e Exame e do jornal Valor Econômico.
Para se ter uma ideia da importância da cooperativa para as regiões onde atua, mais de 70% dos 20 mil cooperados que integram o seu quadro social são de pequeno porte e, em grande medida, dependem do apoio técnico, comercial e logístico oferecido pela cooperativa para se manterem competitivos. Ao mesmo tempo, com suas operações em mais de uma centena de municípios distribuídos por cinco estados, contribui para ativar a economia e gerar postos de trabalho, sempre com um olhar voltado para a preservação do meio ambiente e o apoio ao desenvolvimento da população.
“Com dinamismo e seu histórico de inovações, a Cocamar tem avançado no compromisso de se tornar uma organização cada vez mais sustentável. Para isso, norteada pelos princípios ESG, desenvolve uma série de programas que a distinguem e a fortalecem, com a excelência de sua governança, como uma cooperativa responsável, consciente e comprometida com o meio onde está inserida”, ressalta no editorial o presidente executivo Divanir Higino.
A Cocamar é participante do Pacto Global para a Sustentabilidade da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Relatório foi elaborado de acordo com as normas Global Reporting Initiative (GRI), principal referência de indicadores de sustentabilidade adotada por organizações de todo o mundo.
Autor: Imprensa Cocamar