A Cocamar recebe nesta quinta-feira (3/4) às 16h30 em sua sede, em Maringá (PR), a visita de autoridades de estado e representantes da instituição norte-americana Daugherty Water Fod Food Global Institute (WFF), para uma apresentação do programa Irriga SIM.
Estão confirmados os secretários de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, e da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, além do diretor de pesquisa e o professor pesquisador do WFF, respectivamente Christopher Neale e Ivo Zution Gonçalves. O evento será acompanhado, ainda, entre outros, pelo diretor-presidente do Simepar, Paulo Tarso.
A visita e a formalização do convênio são resultado de um protocolo de intenções firmado no ano passado pelo governo do estado e o WFF, do Nebraska, prevendo a troca de experiências para a gestão de recursos hídricos do Paraná. A proposta é que o estado replique experiências bem-sucedidas do instituto americano, que é vinculado à Universidade do Nebraska, cuja região é referência em irrigação sustentável.
Gestão de recursos hídricos
O documento prevê, também, parcerias para fomentar a melhoria dos atuais métodos de gestão de recursos hídricos no Paraná, bem como a ampliação dos sistemas de irrigação no estado.
As tratativas com o WFF serão conduzidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A Sedest é responsável, entre outras atribuições, pelo gerenciamento de recursos hídricos, saneamento ambiental, resíduos sólidos e políticas mineral e geológica.
Água em abundância
Fundado em 2010 na cidade de Lincoln, a segunda maior do Nebraska, o WFF tem como missão transformar a água em abundância para a alimentação através de atividades de pesquisa e desenvolvimento de inovações em irrigação e gestão da água.
Desde 2014, a organização atua no Brasil em parceria com instituições de pesquisa e universidades, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Estadual Paulista. As principais áreas de atuação no país são atividades de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de irrigação mais eficientes e sustentáveis.
O instituto também oferece cursos e treinamentos para agricultores e técnicos sobre o uso eficiente da água na agricultura e a troca de conhecimento entre diferentes setores da sociedade sobre a importância da gestão da água para a segurança alimentar.