Expoingá: no estande da Cocamar, registros históricos da cooperativa podem ser vistos em monóculos

14/05/2025

Compartilhar

No passado, havia o costume de as famílias registrarem fatos importantes utilizando monóculos, que são pequenos dispositivos dotados de uma lente em formato circular que amplia a imagem fotográfica em seu interior. Para vê-la, é preciso ajustar um dos olhos nessa lente. Os monóculos popularizaram-se pelo diferencial, conferiam algum charme, embora as fotografias em papel fossem mais comuns.

A Cocamar resgatou isso, como curiosidade e para contar um pouco da história de seus 62 anos no estande que mantém na Expoingá 2025, uma das maiores feiras agropecuárias do país, que segue até domingo no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá.

Durante o domingo e o feriado municipal de segunda-feira, o Parque ficou lotado e o estande recebeu muitos visitantes. Segundo a Sociedade Rural de Maringá (SEM), entidade realizadora da Expoingá, a perspectiva é recepcionar 500 mil visitantes nesta edição.

Quem passa pelo espaço da Cocamar, tem a oportunidade de ver imagens antigas da cooperativa em diferentes momentos. E, para o público mais jovem, é a oportunidade de saber como seus avós preservavam parte da memória familiar – algo bem diferente do que acontece atualmente, quando registros fotográficos e vídeos são produzidos em larga escala com aparelhos celulares.

Autor: Imprensa Cocamar