Pelo terceiro ano seguido, a Prova de Ganho de Peso, promovida pela Sociedade Rural de Maringá (SRM) com o apoio da Cocamar, reuniu neste ano 33 touros nelore Puros de Origem (PO) de dez proprietários, de 18 a 20 meses de idade, que começaram a ser confinados no dia 20 de fevereiro no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá, onde acontece atualmente a Expoingá 2025, uma das maiores feiras agropecuárias do país, que segue até domingo (18).
Na terça-feira (13/5), foram divulgados oficialmente os resultados do confinamento e, à noite, houve o leilão dos animais.
A Prova conta com a chancela da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e após um período de 15 dias de adaptação dos animais, o confinamento compreendeu 60 dias, com alimentação fornecida pela Cocamar, que é fabricante de rações.
De acordo com o zootecnista Luis Henrique Pangoni, da cooperativa, nesse período houve animais que chegaram a ganhar 150 quilos, ou seja, acima de 2,7 quilos por dia. “Em média, o rebanho entrou com cerca de 450 quilos por exemplar e saiu com 570 quilos cada, aproximadamente, alcançando 1,7 quilo/dia. No entanto, animais que despontaram, tiveram um ganho de peso ainda maior, com um touro acima de 700 quilos”, informa.
Neste ano, ainda segundo Pangoni, foi diminuída a faixa de idade em relação às edições anteriores da Prova, para padronizar o lote. “São animais mais jovens e que trouxeram as características exigidas pelo mercado”, cita.
Durante o período de confinamento foram disponibilizados ao rebanho silagem de milho e uma ração produzida pela Cocamar, iniciando com um volume correspondente a 1,2% do peso corporal e terminando recebendo o equivalente a 1,8%.
“Nesses três anos de Prova de Ganho de Peso, a gente teve a oportunidade de acompanhar bem de perto e fica feliz com os resultados obtidos. A Expoingá tem crescido muito nesse âmbito da pecuária, vem ganhando espaço e se destacando muito entre as feiras nesse mercado”, conclui.