Programa Cultivar, da Cocamar, produz essências aromáticas para jardins sensoriais dos CMEI de Maringá

02/09/2025

Compartilhar

Por meio de sua área de Responsabilidade Social, a Cocamar acaba de firmar parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) do Município de Maringá, para o fornecimento de mudas de diversas espécies de essências aromáticas destinadas à implantação de jardins sensoriais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da cidade.

As mudas são produzidas pelo Programa Cultivar, mantido pela cooperativa em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e que visa incluir pessoas com deficiência intelectual e múltipla no mercado de trabalho. Localizado na sede da Apae, no contorno sul, o viveiro é utilizado também, há quase duas décadas, para a produção de mudas de árvores de espécies nativas para que cooperados promovam a recomposição de suas Áreas de Preservação Permanente (APP).

Foto: Arquivo Cocamar

A iniciativa reforça o compromisso da Cocamar com a sustentabilidade, a inclusão e o desenvolvimento humano e, de acordo com a Seduc, os jardins sensoriais têm como objetivo estimular os sentidos dos escolares, promovendo experiências educativas e terapêuticas por meio do contato com aromas, texturas e cores. De caráter contínuo, a iniciativa visa ampliar, cada vez mais, o impacto positivo nas unidades de ensino infantil da rede municipal.

No dia 12, sexta-feira da próxima semana, será formalizada a entrega do primeiro lote de mudas nas dependências do Programa Cultivar. O ato está agendado para às 15h, com a presença de representantes da cooperativa, da diretora de Inovação Educacional da Seduc, Sueli Ribeiro e da gerente do Integral, Rosana Martins.

Autor: Imprensa Cocamar