Com mais de 2 mil participantes do país e da América do Sul, além de representantes da alta cúpula do Rotary International, Maringá sediou de 1º a 7 de setembro o 48º Instituto Rotary do Brasil, promovido anualmente e que pela primeira vez aconteceu na cidade.
Ao longo da realização, entre outras atividades no espaço de eventos Paraná Park, foram programados treinamentos, debates, painéis com especialistas e conferências.
Na manhã de sexta-feira (5/9), a Cocamar Cooperativa Agroindustrial foi convidada a se pronunciar em um painel sobre o cooperativismo e a realidade do setor na cidade, região e no Paraná, bem como os desafios e oportunidades para o agronegócio brasileiro. Para isso, foi representada pelo presidente do seu Conselho de Administração, Luiz Lourenço, e o gerente executivo técnico, Renato Watanabe, sendo que o mesmo painel contou com a presença do prefeito de Maringá, Silvio Barros.
Lourenço destacou que, segundo levantamentos conduzidos pela Embrapa, o Brasil preserva 66% de sua vegetação nativa, percentual que não chega a 20% nos Estados Unidos e a 5% na média dos países da Europa. E, do total do território brasileiro, apenas 7% são ocupados pela agricultura, enquanto a pecuária não passa de 23%, e ressaltou que as atividades são regidas por um rigoroso código ambiental, podendo-se considerar que o agronegócio brasileiro é o mais sustentável do mundo.
O dirigente, que é também um dos fundadores e o atual presidente da Assembleia da Rede Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), comentou sobre o avanço dessa prática que soma inovação e sustentabilidade, abrangendo atualmente cerca de 20 milhões de hectares no país.
Fazendo referência a uma das características do Rotary, que é a liderança ética e colaborativa, além do fortalecimento de projetos humanitários que impactam diretamente as comunidades, Lourenço comentou que um dos princípios do cooperativismo é a preocupação com o meio em que está inserido, implementando uma série de ações no âmbito social.
O Rotary
Fundado em 1905 em Chicago, Estados Unidos, o Rotary conta atualmente com 1,4 milhão de membros em cerca de 46 mil clubes espalhados por mais de 200 países.
No Brasil, o Rotary existe desde 1923 e conta com cerca de 2,4 mil clubes e mais de 50 mil rotarianos ativos em todas as regiões do país. O Rotary Brasil se destaca por realizar projetos significativos em áreas como educação, saúde e desenvolvimento comunitário.
Entre suas iniciativas de maior impacto, estão as campanhas de erradicação da poliomielite, projetos sustentáveis e programas de intercâmbio de jovens.