Com o envolvimento de 104 alunos do 6º e do 7º ano e dez professores da Escola Social Marista Irmão Acácio de Londrina, a Cocamar desenvolve neste ano as atividades do Programa Cooperjovem, que, além daquele estabelecimento de ensino, conta com o apoio do Serviço Social de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR).
Como parte do calendário de 2025, na última semana a cooperativa participou em Curitiba, na sede do Sistema Fiep, do Encontro Estadual do Programa Cooperjovem, promovido pela Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). A agente responsável pela realização do Cooperjovem na Cocamar, analista Emanuelle Labegalini, representou a cooperativa.
A iniciativa contou com a presença de cerca de 300 educadores para debater educação, o ensino da cooperação em sala de aula e a autonomia de crianças e adolescentes. Na oportunidade, um conjunto de brindes oferecidos pela Cocamar, por meio de suas áreas de Marketing, Pesquisa & Desenvolvimento e Cooperativismo, foi sorteado na dinâmica do evento.
Com isso, no sábado (20), os temas discutidos em Curitiba foram levados até a escola em Londrina para auxiliar os professores nas demandas de execução do programa junto aos alunos.
Como funciona
O Cooperjovem é voltado a capacitar professores, técnicos das secretarias municipais de educação e das cooperativas, para trabalharem com ações elaboradas segundo diretrizes nacionais, cujos eixos temáticos incluem educação ambiental, educação empreendedora, educação cooperativista e educação financeira, promovendo a cultura da cooperação e do cooperativismo.
Sua realização atende aos princípios 5º e 7º do cooperativismo que remetem, respectivamente, à educação, formação e informação, e interesse pela comunidade. Ao mesmo tempo, em seus objetivos de governança ESG, contribui para erradicar o trabalho infantil, promover diversidade e equidade, oferecer treinamento e educação, e atender as comunidades locais. Todo esse processo é desenvolvido por meio da aplicação de métodos lúdicos como o Cooperjogo.
Valores
De acordo com o professor Renato Munhoz, que ministra Ensino Religioso e História na Escola Social Marista Irmão Acácio, “resgatar valores como a cooperação no ambiente escolar, contribui para um relacionamento mais colaborativo e solidário entre os alunos”.
Celebrar
O Cooperjovem segue até o final do ano e, em novembro, está agendado um evento com palestra, em Londrina, para celebrar as atividades, reunindo professores multiplicadores da metodologia, alunos e equipe pedagógica. A realização tem o acompanhamento, também, da instrutora credenciada do Sescoop/PR, Vera Regina de Paula e Silva.
Números
O Programa Cooperjovem foi instituído no ano de 2001 no Paraná, pelo Sescoop, e atualmente são mais de 2,8 mil professores e 28 mil estudantes em 60 municípios, com o apoio de 26 cooperativas.