Os produtores cooperados da Cocamar têm até o dia 14 de novembro para antecipar suas aquisições, em condições especiais, na campanha de comercialização de insumos destinados às culturas de inverno de 2026 e pecuária. Lançada na segunda-feira (27/10), a iniciativa compreende as regiões de atuação da cooperativa nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Mais robustez
Conforme explica o gerente executivo comercial de Insumos, Paulo Martarello, a campanha de insumos ficou ainda mais robusta, estabelecendo condições comerciais diferenciadas não apenas para milho, mas igualmente para trigo e demais culturas relevantes mantidas na entressafra da soja, caso de sorgo – cultivado como alternativa para solos menos argilosos -, e gergelim, comum do Vale do Araguaia (MT), onde a Cocamar passou a atuar neste ano com um entreposto em Água Boa.
“Estamos oferecendo condições mais agressivas para pagamento à vista e contratos de produtos para pagamento de aquisições à vista de forma mais atrativa, além de bônus de seguro e condição de contrato de milho futuro específico para amarrar com insumos. O foco principal, durante a campanha, é ressaltar ainda mais os atributos que diferenciam a Cocamar no mercado, como segurança, credibilidade, qualidade de produtos, ética e solidez, considerando que o mercado, hoje em dia, tem apresentado fragilidade em relação aos canais de distribuição”, pontua.
Relação de troca mais favorável
O gerente executivo destaca ainda que o momento apresenta uma relação de troca mais favorável ao produtor. Considerando a média de custo de insumos dos últimos anos, a deste ano se encontra 2,5% mais em conta. “Tudo indica para a realização de mais uma campanha de sucesso, o que tem sido uma tradição na Cocamar.”
Oportunidades aos pecuaristas
Com relação à pecuária, Paulo ressalta ser um setor em forte crescimento na cooperativa. Ele lembra que quando a vacinação contra a febre aftosa era obrigatória, o pecuarista aproveitava o momento para administrar outros tratamentos em seu rebanho, como a aplicação de vermífugos. E, mesmo com o fim da obrigatoriedade, foi mantida a tradição de seguir com esses cuidados em relação ao rebanho.
“A campanha de pecuária, que igualmente vai até o dia 14 de novembro, é uma oportunidade por oferecer condições especiais principalmente para as linhas de produtos industrializados, como rações e suplementos, além de todo o leque de medicamentos, ferramentaria, madeira tratada, sementes de forragens e demais itens, com descontos atrativos e prazo de pagamento um pouco mais estendido “, completa o gerente executivo.