No próximo dia 22/12 a Cocamar finaliza a recuperação de mais uma nascente de água, no município de Nova Esperança, região de Maringá. ?Estamos começando o projeto em uma microrregião e o objetivo é expandir para todas as regiões de atuação da cooperativa?, afirma a coordenadora de Culturas Perenes, Amanda Zito, lembrando que a iniciativa foi inspirada no projeto Olho d?Água, da cooperativa Cocari, que já recuperou mais de mil nascentes.
A conservação desses mananciais proporciona um aumento da vazão de água das microbacias de uma região, que abastecem as cidades, e também do volume utilizado em propriedades para irrigação das lavouras e o consumo dos moradores e dos rebanhos.
A cooperativa conta com vários parceiros para levantar o número de nascentes, como o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR); o Instituto de Águas e Terra (IAT), que presta, também, acompanhamento técnico; a empresa Ihara, com o custeio da mão de obra; e as prefeituras, que disponibilizam todo ou uma parte do material necessário à conservação.
?Já temos 20 nascentes mapeadas na sequência?, informa a coordenadora, acrescentando que as mesmas estão localizadas nas regiões de Nova Esperança, Atalaia, Mandaguaçu, Presidente Castelo Branco e Ourizona.
A recuperação das nascentes é a primeira etapa e vai ser seguida do plantio de árvores no entorno, para que os mananciais se mantenham protegidos.