Cocamar lança o programa ESG+Coop

26/04/2023

Compartilhar

Reunindo integrantes dos conselhos de Administração e Fiscal, dirigentes, superintendências, executivos e técnicos de áreas, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial promoveu na tarde de terça-feira (25/4) em evento na Associação Cocamar em Maringá, o lançamento do programa ESG+Coop.  

Proposto pela Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), o ESG+Coop faz parte do Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC 200), o planejamento estratégico do desenvolvimento do cooperativismo paranaense.

Em seu pronunciamento, o presidente executivo Divanir Higino destacou que a expectativa da Cocamar é que ?diante de um cenário de maior exigência do mercado, possamos construir um relatório de atividades consistente, que demonstre as ações concretas de ESG?.

Para Higino, trabalhar nas três dimensões que formam a sigla ESG é um desafio, dada à complexidade dos temas. ?Já temos muitas ações, agora nosso desafio é conectar tudo o que fazemos, descomplicar o processo e organizar os indicadores, para que tenhamos padrões comparativos, com acesso a certificações que atestam que estamos atuando conforme os preceitos exigidos pelo mercado?.

A gerente de Responsabilidade Socioambiental da Cocamar, Natália Cavalini Paganini, lembra que a cooperativa participou da construção do programa e, após a elaboração de um modelo de diagnóstico inicial, o mesmo foi lançado em outubro de 2022 e já conta com mais de 40 cooperativas aderentes.

De acordo com a Ocepar, a sistematização e organização das ações de ESG das cooperativas foi uma demanda identificada nas entrevistas com lideranças, dirigentes e gestores do setor, durante a construção do PRC200. O objetivo é criar um programa de monitoramento, avaliação e certificação das cooperativas paranaenses, com o foco no atendimento a requisitos ambientais, sociais e de governança e desempenho.

O programa ESG+Coop tem como resultados esperados o fortalecimento da imagem das cooperativas, com a sistematização e divulgação do que o setor faz para a melhoria das questões ambientais e os impactos sociais positivos da cadeia produtiva do cooperativismo.